Saiba como controlar um PC usando o seu celular

3 min de leitura
Imagem de: Saiba como controlar um PC usando o seu celular

Sabe qual é uma das melhores coisas dessa década? Conectividade: a facilidade em conectar gadgets distantes e realizar o uso remoto de máquinas está cada vez melhor. Se você já passou por uma situação de esquecer algum arquivo importante no computador da empresa e mesmo de casa, deveria saber que a conectividade é a sua melhor amiga nessas horas.

O que fazer em uma situação dessas — e em inúmeras outras que você precisa acessar o seu PC e está longe dele? Simplesmente, acesse remotamente a máquina por meio de seu smartphone. Caso esteja pensando que é necessário um conhecimento absurdo para fazer isso, você está enganado.

Todo o processo de controlar um PC usando o celular, seja Android ou iOS, é bem simples. A Google, com o Chrome, deixou tudo mais fácil. Então, vamos lhe ensinar passo a passo como controlar o computador com o smartphone.

Siga abaixo.

Primeiro passo: PC

Garanta que você tem o navegador Google Chrome instalado no seu computador. Além disso, cheque se você está com a sua conta Google conectada ao navegador — isso pode ser visto nas configurações, que podem ser acessadas nos três riscos horizontais que ficam no canto direito da tela.

Agora, acesse a Chrome Web Store para fazer adicionar ao navegador o aplicativo "Chrome Remote Desktop" — também pode ser pesquisado como "Área de trabalho remota do Google Chrome". Depois, clique em "Usar no Chrome", como indicado na imagem abaixo.

Adicionando ao Chrome

Segundo passo: PC

Se você notar, a barra de ferramentas do Chrome mostra um ícone chamado "Apps". Clique nele para ter acesso aos apps instalados no navegador.

Com uma visão geral de tudo que está instalado, procure e clique em "Área de trabalho remota...", e inicie o processo.

App de controle remoto

Terceiro passo: PC

Com a aplicação aberta, você vai perceber que existe uma área chamada "Meus computadores" — e é essa que nós vamos buscar, então clique em "Primeiros Passos".

Primeiros passos

Quarto passo: PC

O Chrome vai pedir para você instalar "o host da Área de Trabalho remota do Google Chrome". Vá sem medo e instale o software. Quando tudo for finalizado, dê "Ok".

Instalação segura

Quinto passo: PC

No tópico "Meus computadores", você vai a caixa "Ativar conexões remotas". Clique nela para conseguir definir uma senha para o seu PC.

Ativando

Sexto: PC

"Para proteger o acesso a este computador, selecione um PIN de pelo menos seis dígitos". Essa é a mensagem que deve aparecer. No caso, a Google está pedindo para você definir um conjunto numérico para deixar a sua conexão segura — escolha 6 números aleatórios e complete as caixas. É importante não esquecer esses números, já que são a sua "senha".

Adicione uma senha numérica

Primeiro passo: smartphone

Agora chegou a hora de trabalhar com o celular. Vá até a loja de aplicativos do seu sistema operacional (no caso, Android, Google Play) e baixe o aplicativo "Chrome Remote Desktop". Este é o link.

Baixe o app

Segundo passo: smartphone

Abra o aplicativo após a instalação. Logo de cara, você vai encontrar uma tela parecida com a da imagem. O seu PC deve aparecer instantaneamente — se isso não acontecer, a sua conta do celular está diferente da conta Google —, apenas toque sobre o nome da máquina.

Pareando

Terceiro passo: smartphone

Lembra da senha PIN definida lá atrás? Então, agora é o momento de adicionar o mesmo conjunto de números. Coloque a senha e toque em "Conectar-se".

Novamente, a senha

Quarto passo: smartphone

Pronto! Agora o seu PC já está conectado ao smartphone e você está controlando tudo. Como você pode ver na imagem abaixo, todo o PC está sendo controlado pelo celular. Viu como é fácil?

Sucesso!

Qualquer dificuldade, comente na caixa de discussão lá embaixo que vamos lhe ajudar. Para mais dicas e tutoriais como este, acesse a nossa página dedicada.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.