Concorrências e desafios no cenário da mobilidade urbana

2 min de leitura
Imagem de: Concorrências e desafios no cenário da mobilidade urbana
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Por Thiago Hidalgo.

No Brasil, conforme levantamentos da Liga Ventures e do Sem Parar, constatam-se 157 empresas atuantes no segmento de mobilidade (mobitechs) no país. O levantamento revela ainda que as startups estão distribuídas em 10 categorias, destacando-se a mobilidade elétrica com 24,84%, a mobilidade corporativa com 8,28%, e os transportes alternativos que correspondem a 5,73% do setor.

Adicionalmente, os dados indicam que 31% das empresas surgiram entre 2019 e 2022. Com esses números, é possível discernir o crescimento do setor de mobilidade, o que intensifica a competitividade e a concorrência.

Mobilidade urbanaO mercado de mobilidade continuará a evoluir.

Por um lado, muitas empresas consideram a presença de concorrentes como algo prejudicial para os negócios, entretanto, oferecer à população opções de serviços na mesma categoria é salutar. Para a marca, isso pode ser um estímulo para melhorias, visto que colabora na implementação de recursos tecnológicos e inovadores, evidenciando aos usuários os diferenciais e as qualidades do produto, por exemplo.

A inovação tecnológica emerge como uma força propulsora na competição de qualquer mercado. A introdução de algoritmos avançados, machine learning e aprimoramentos na interface do usuário têm se revelado elementos cruciais para distinguir os serviços oferecidos. A diversidade e a constante evolução do setor têm reconfigurado a maneira como as pessoas se deslocam nas cidades, trazendo consigo benefícios e desafios para a indústria.

Acredito que em um mercado competitivo, a construção de confiança com os usuários é fundamental. As empresas do setor precisam reconhecer a importância da transparência nas operações, comunicação clara sobre preços e políticas, e a implementação de medidas de segurança dos passageiros. Esses elementos são essenciais para manter a confiança do público e a integridade do setor.

Por isso, a concorrência pode ser tão significativa, pois não permite que uma marca permaneça na mesmice, mas é preciso buscar diferenciais, ações atrativas, e o reconhecimento tanto dos motoristas quanto dos passageiros.

As empresas precisam estar em constante evolução para cativar novos adeptos ou motivar os clientes fiéis. Costumo afirmar que só perdemos clientes quando o produto não é compatível com a realidade da população. Se algo não está adequado, é necessário compreender daqueles que utilizam o serviço o que precisa ser aprimorado. No caso dos aplicativos de mobilidade, são os motoristas e passageiros.

O mercado de mobilidade continuará a evoluir, apresentando desafios e oportunidades únicas. À medida que a concorrência se intensifica, é esperado que as empresas continuem a inovar, priorizando a segurança e a qualidade. A competição no mercado de mobilidade é um catalisador para a inovação e o aprimoramento constante.

O setor está em constante evolução, e as empresas precisam estar comprometidas em enfrentar os desafios de maneira responsável. Ao manter uma comunicação transparente e colaborar com reguladores, as marcas podem contribuir para a construção de um futuro mais eficiente e acessível.

****

Thiago Hidalgo é CEO do Mobizap.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.