Famoso modo zumbi em Call of Duty surgiu por acaso, afirma chefe de estúdio

Famoso modo zumbi em Call of Duty surgiu por acaso, afirma chefe de estúdio

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Mark Lamia, chefe do estúdio Treyarch, revelou ontem durante a sua apresentação no D.I.C.E Awards 2015 que o modo zumbi de Call of Duty: World at War, lançado em 2008, não estava nos planos de desenvolvimento do jogo.

Ele contou que a produção do título foi bastante turbulenta: o cronograma estava atrasado, a equipe estava estressada e lidando com novas tecnologias, e eles ainda estavam tentando achar uma identidade própria dentro da franquia.

Dando o braço a torcer

Então foi uma surpresa descobrir que uma pequena parte do time desviou do foco principal e se juntou para criar novos modos para o título. Um deles foi o Nazi Zombies, que rapidamente se tornou um sucesso nos setores do estúdio.

Quando Lamia soube do minigame, pensou inicialmente em acabar com a brincadeira e obrigar a equipe a voltar a se concentrar no game principal, mas resolveu primeiro experimentar o modo de jogo e se apaixonou. “Isso revigorou meu estúdio e seria uma grande nova adição para a franquia”, relembrou o chefe.

A novidade então se espalhou pelo resto da equipe e pelo pessoal da Activision, proprietária do estúdio Treyarch, e todos foram infectados pela diversão que o modo zumbi trazia.

Mark Lamia no palco do D.I.C.E Awards 2015

Sem divulgação

No entanto, ainda havia certa resistência de algumas pessoas, que acreditavam que aquilo era uma aposta arriscada demais e que poderia afundar o jogo. Segundo Lamia, mesmo o pessoal de marketing do estúdio, que experimentou e gostou do modo, não achava uma boa ideia divulgá-lo.

Então o chefe da produtora resolveu fazer um acordo para poder colocar o minigame dentro do título principal: ele seria um easter egg, liberado apenas quando a campanha principal fosse terminada, e não teria nenhuma divulgação.

Apoio dos fãs

Quando os fãs descobriram o modo de jogo secreto e começaram a clamar para que ele fosse liberado imediatamente, Lamia soube que sua aposta tinha sido certeira. “Nós sabíamos que tínhamos algo especial. Foi como capturar um raio em uma garrafa”, declarou ele.

O resultado da experiência não só introduziu um modo de jogo que hoje já é clássico na franquia como também mudou a forma como a Treyarch interage com os fãs na hora de desenvolver seus jogos. “Nós aprendemos a seguir a diversão, a ouvir os fãs e a desenvolver um diálogo com eles. A conversa que temos com nossos fãs continua a nos impactar até hoje. Para todos os nossos fãs ao redor do mundo, estamos ansiosos para continuar a conversar com todos vocês no futuro”, concluiu.

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