Voxel

Far Cry 4: novo trailer de 8 minutos mostra tudo o que você precisa saber

Último Vídeo

A Ubisoft publicou um vídeo com uma verdadeira aula sobre Far Cry 4. Durante os oito minutos do trailer, são explicadas e demonstradas diversas mecânicas do game. Tudo é narrado por um carismático radialista de Kyrat que começa falando sobre a sua terra.

Kyrat e suas maravilhas

A enorme região de Kyrat não é só conhecida por suas belezas naturais, lugares para ver, terrenos para explorar, pessoas para conhecer e animais para caçar. É possível fazer quase tudo na região, porém o principal objetivo de Ajay Ghale (o personagem principal) é realizar o último desejo de sua mãe: levar as cinzas dela para sua terra natal. A questão é que você acaba caindo no meio de uma guerra civil entre a facção rebelde Golden Path e o ditador Pagan Min — ah! O que não fazemos por nossas mães?

Conhecendo os nativos

Pagan Min e seu exército de degenerados agem completamente aquém das necessidades alheias e fazem exatamente o que querem em Kyrat. Torturam, roubam, matam ou coisas piores. Por conta disso, a estadia de Ajay no fictício país não vai ser nada fácil. Para tentar diminuir a influência do ditador, o herói terá que detonar os comandantes de seus exércitos e destruir as torres de propaganda espalhadas pelo mapa (lembrando bastante Far Cry 3, em que Jason derrubava torres de rádio para dificultar a comunicação dos mercenários da ilha).

Se você acha que Pagan Min será seu único problema, está completamente enganado. A Dra. Noore Najjar, uma das “sócias” do ditador, comanda a produção de narcóticos em Kyrat e promete ser um verdadeiro estorvo para o protagonista. Outra “mocinha” que pode ser um verdadeiro pé no... enfim, é Yuna, braço direito de Min e diretora de uma prisão cheia de prisioneiros políticos.

Mas é claro que o jogador poderá contar com alguns amigos. Os rebeldes da Golden Path e seus dois líderes, Amita e Sabal, auxiliarão Ajay na jornada — isso se não se matarem antes por conta de desavenças na liderança do grupo.

Muitas armas e carros (que também podem ser armas)

Para enfrentar todo esse pesadelo, você vai precisar de um vasto número de armas e veículos. Facas, arcos com flechas de diversos tipos, metralhadoras, escopetas, pistolas, minas granadas e até morteiros poderão ser utilizados para “causar dor” nos inimigos. Isso sem contar os acessórios para tornar as armas melhores.

No entanto, nem só de armas vive um guerreiro. Ajay também contará com veículos para ajudá-lo a dominar Kyrat, desde carros e caminhonetes comuns até coisas, digamos, mais exóticas, como o tuk-tuk e até girocópteros! Acha pouco? Que tal transformar seu veículo em uma arma mortal? É só plantar uma bomba no carango, soltar o freio de mão, mandá-lo ladeira abaixo e BOOOOM! Inimigos voando para todo lado.

Um artista nato

Ao longo de sua aventura, Ajay vai aprender diversas habilidades, entre elas o famoso craft. O próprio protagonista será capaz de fazer coldres e bolsas para carregar mais armas e itens — o que vai ser uma mão na roda, devido à extensa diversidade do arsenal do game. A arte da alquimia também estará presente: será possível colher plantas para fazer remédios que darão um boost nas habilidades do nosso herói ou simplesmente o curarão.

O tigre e o... elefante? 

Diferente de Far Cry 3, que oferecia três caminhos diferentes para Jason Brody (aranha, tubarão e garça), na quarta versão do game o jogador poderá escolher entre o caminho do tigre e o do elefante. Cada um deles garantirá ao herói as habilidades necessárias para sobreviver ao inferno da guerra civil.

O caminho do tigre oferece a Ajay um jeito mais rápido e furtivo de agir, uma boa opção para aqueles que curtem um modo stealth. Quando os inimigos descobrirem que você está lá, já será tarde demais. Contudo, se você é mais do estilo meter o pé na porta e baixar a porrada, o caminho do elefante é o que há. Ele faz com que o protagonista se torne um exército de um homem só, deixando-o mais forte e mais resistente aos danos dos inimigos.

A misteriosa Shangri-la

Você já ouviu falar em Shangri-la? De acordo com James Holton, em seu livro "Lost Horizon", ou "O Horizonte Perdido", o mitológico lugar seria um vale místico em alguma parte do Tibet, escondido atrás das sombras de uma grande montanha. Ali, os costumes modernos seriam desacreditados e a terra, aproveitada em seu mais puro estado. Toda a sabedoria do planeta estaria também guardada nesse local.

No game, será possível visitar esse misterioso lugar, que estará sendo invadido por criaturas sinistras. Adivinha quem irá impedi-los? Ajay, claro! Prepare-se para uma aventura com alto grau de misticismo com o objetivo de restaurar a paz nesse paraíso perdido.

Muito além da história principal

O povo de Kyrat tem uma cultura extremamente rica e interesses muito divergentes. Por isso, muitos deles irão pedir favores a Ajay, e esses pedidos são as side quests do game. Se levarmos em consideração o tamanho do mapa, essas tarefas tomarão um bom tempo para serem cumpridas.

O jogador será: diretor de documentários, caçador de tesouros, mercenário, médico, entregador... ufa! Quase um Homer Simpson com tantas profissões. Trocando em miúdos, além de ter que lidar com um ditador e sua gangue de insanos, os nativos exigirão o máximo das habilidades de Ajay para ajudá-los a realizar alguns objetivos.

Chame os amigos

A solidão está incomodando? Não seja tímido, chame um amigo para ajudar a livrar Kyrat de Pagan Min e forme a dupla dinâmica do Himalaia no modo co-op. Porém, se você não tem um Robin, contrate um (ou vários)! É possível pagar mercenários para te dar aquela forcinha quando a coisa apertar de verdade.

Se você é daqueles que preferem explodir seus amigos, então o seu lugar é o PvP de Far Cry 4. O game vai suportar combates 5 vs. 5, e os jogadores poderão escolher um dos lados para se digladiarem: os guerreiros espirituais de Kyrat, os Rakshasa, que contam com a habilidade de invocar criaturas mortais, usar flechas especiais e desaparecer bem diante dos olhos dos inimigos; ou os rebeldes de Golden Path, que usam armas modernas e força bruta.

Quer saber ainda mais? Confira nossa matéria: 10 coisas para ficar de olho em Far Cry 4. Há quem diga que Kyrat é um paraíso, outros, que é um inferno — o jeito é você descobrir por si mesmo no dia 18 de novembro, com o lançamento oficial de Far Cry 4 para PC, PS4, Xbox One, PS3 e Xbox 360. Empolgado? Nos vemos no Himalaia!

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.