Voxel

Feliz aniversário, Wii!

Último Vídeo

No dia 19 de novembro de 2006 chegava às lojas norte-americanas o Wii, console que mudou totalmente a indústria dos video games. Inicialmente desacreditado devido aos fracassos do Nintendo 64 e do GameCube, o aparelho se tornou um verdadeiro fenômeno de vendas, e durante muito tempo foi difícil encontrá-lo em qualquer loja.

Os controles de movimento foram os principais responsáveis pelo sucesso do produto, que rapidamente atraiu a atenção de um público que não estava acostumado com jogos eletrônicos. Isso significou uma expansão do mercado de games casuais, algo que, para muitos, deu a impressão de que a Nintendo havia deixado os jogadores hardcore de lado.

Apesar do hardware inferior e da falta de títulos de peso produzidos por empresas terceirizadas, o Wii conseguiu sustentar seu sucesso devido à grande qualidade das franquias produzidas pela própria Nintendo. Entre os games que se destacam no console, estão:

Todo esse sucesso atraiu a atenção e a inveja da Sony e da Microsoft, que não entendiam como um video game “para crianças” havia conquistado o mercado. Como forma de contra-ataque, as empresas trataram de criar seus próprios sensores de movimento, que se manifestaram na forma do Kinect e do PlayStation Move.

O futuro da plataforma parece incerto, devido à escassa linha de lançamentos em 2011 e o anúncio da chegada do Wii U em 2012. Apesar do hardware superior e das propostas inovadoras, como um controle na forma de  um tablet, fica a dúvida se o sucessor do Wii conseguirá manter o mesmo nível de popularidade na próxima geração.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.