Feminista cancela palestra sobre games nos EUA após ameaça de morte

Feminista cancela palestra sobre games nos EUA após ameaça de morte

Último Vídeo

A ativista canadense Anita Sarkeesian, famosa no YouTube por conta da série "Tropes vs. Women", cancelou uma palestra na Utah State University, nos Estados Unidos, por conta de uma ameaça de morte e ataque ao campus. Ela é uma das maiores críticas dos games atuais (mais especificamente do retrato da mulher feito por essas obras), além de ser uma das personalidades mais afetadas pelo escândalo chamado de Gamergate.

Um email anônimo foi enviado à direção do campus avisando que, se a palestra não fosse cancelada, um atentado seria realizado durante o evento. "Se vocês não cancelarem a palestra, um ataque no estilo do Massacre de Montreal vai ocorrer contra os participantes (...). Tenho à disposição um rifle semiautomático, múltiplas pistolas e uma coleção de bombas caseiras. Esse será o tiroteio mais mortal em uma escola da História americana e darei a vocês a chance de pará-lo", diz o recado.

O tal massacre foi um atentado canadense ocorrido em 1989. As vítimas totalizavam 14 mulheres e quatro homens, enquanto outras 10 estudantes foram feridas pelo responsável, que dizia "lutar contra o feminismo".

Sem correr riscos

Após a divulgação da carta, Anita pediu à universidade que realizasse um rígido controle de armas de fogo via detectores de metais durante o evento — o que foi negado, já que a legislação do estado de Utah permite o porte com autorização. Por conta disso, a própria ativista resolveu cancelar a participação. A palestra era organizada pelo Centro de Estudos de Gênero e da Mulher do campus.

"Sou um estudante aqui e vocês nunca vão me encontrar, mas logo podem ficar sabendo meu nome. As feministas arruinaram minha vida e eu terei minha vingança, por mim e por todos os outros que foram prejudicados por elas", afirma o responsável pela ameaça. O email já é investigado pela polícia local, que tentará rastrear o suspeito.

Anita já havia recebido ameaças de morte anteriormente, além de assédio online, sendo obrigada até mesmo a sair de casa para evitar algum tipo de atentado. Apesar das polêmicas, ela publicamente já recebeu apoio de vários fãs e desenvolvedores da área de jogos.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.