Voxel

Fez 2 é cancelado após discussão entre criador e jornalista

Último Vídeo

Img_normal
O final de semana foi bastante triste para a cena de jogos independentes. Após uma briga com o jornalista Marcus Beer, do site GameTrailers, Phil Fish anunciou o cancelamento de Fez 2 e sua aposentadoria precoce do mundo dos games. O assunto foi confirmado pela produtora dele, a Polytron.

Tudo começou com os rumores de que a Microsoft estaria prestes a mudar sua política de publicação de jogos, um fato que, até então, ainda não estava confirmado. Ainda assim, boa parte da imprensa procurou Fish e outro desenvolvedor proeminente da cena indie, Jonathan Blow, para comentar o assunto.

O ato motivou uma explosão de comentários no Twitter, sobre a abordagem da imprensa com relação aos rumores e os problemas de um jornalismo que se resume a replicar rumores de outros veículos em vez de tentar confirmar a informação. Foi daí que veio o ataque de Beer, afirmando que a dupla deveria agradecer à imprensa por considera-los relevantes e divulgar os games dele, tudo isso em meio a xingamentos direcionados a Fish.

O que se seguiu foi uma torrente de comentários de fãs e trolls pelo Twitter, defendendo e atacando ambos os lados. E foi daí que veio o que Fish categorizou como uma “longa e sangrenta campanha”. Ele afirma que não aguenta mais o mercado de jogos – algo que já vinha ficando evidente para quem o segue no Twitter – e que pegará o dinheiro obtido com o primeiro Fez para seguir outros rumos.

O criador do game indie pediu ainda que Beer se desculpe publicamente pelas palavras. Seja lá quem “vença” essa batalha, todos perdemos.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.