FIFA 18 foi balanceado para valorizar a habilidade dos jogadores

FIFA 18 foi balanceado para valorizar a habilidade dos jogadores

Último Vídeo

Enquanto para quem “vê de fora” todos os FIFAs parecem ser iguais, quem acompanha a série sabe que as mudanças feitas pela EA Sports mudam dramaticamente a forma como o game se comporta. Este ano, a empresa quer que as partidas tenham uma quantidade maior de gols, o que significa diminuir a eficiência das defesas e valorizar mais a habilidade de jogadores de longa data.

“Uma das reclamações de FIFA 17 era que a IA de defesa era boa demais, então muitas pessoas deixavam que ela fizesse isso”, explicou o produtor de gameplay Sam Rivera à Eurogamer. “Queríamos que o jogo fosse mais baseado na habilidade dos usuários”, complementa ele ao explicar as mudanças de FIFA 18.

Queríamos que o jogo fosse mais baseado na habilidade dos usuários

Segundo Rivera, ainda é possível defender — e fazer isso muito bem — no novo jogo, mas isso vai depender muito mais de sua familiaridade com o controle do que de sistemas automáticos. Entre as mudanças mais visíveis do game está o ritmo de jogo, que se tornou um pouco mais lento do que o das versões anteriores.

“Depois de algumas partidas, as mesmas pessoas que disseram que ele é lento estão dizendo ‘mas isso é incrível, porque agora posso fazer comportamentos mais autênticos. Se eu estou defendo eu não saio simplesmente correndo em direção a alguém, e se erro isso eu consigo me recuperar e voltar’”, exemplifica o produtor.

Sistemas interligados

“Tudo está conectado”, explica Rivera. “Algumas vezes você muda algo e isso afeta outra coisa e então você acaba com a situação ‘Oh, desculpe, isso está muito poderoso’. Ou algumas vezes sentimos que precisamos fazer algo com um novo recurso e implementamos isso e acaba virando algo superpoderoso, então há fatores diferentes... mas tudo é conectado”.

O produtor também discutiu brevemente a possibilidade de FIFA virar um “game como serviço” que recebe atualizações constantes, mas não deu indícios de que a estrutura anual pode mudar. Segundo ele, o compromisso da EA Sports é “ter um jogo balanceado e divertido”, algo que poderia ser prejudicada por uma estrutura de atualizações mensais — o que faria com que profissionais tivessem que “reaprender” mecânicas em ritmo constante.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.