X, antigo Twitter, agora permite fazer login sem senha no iPhone

1 min de leitura
Imagem de: X, antigo Twitter, agora permite fazer login sem senha no iPhone
Imagem: GettyImages

A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, implementou uma nova medida de segurança no aplicativo da para iPhone. A partir de agora, é possível acessar a conta no celular sem precisar de uma senha.

No lugar, a rede adotou Passkeys, ou chaves de acesso. Elas são formas alternativas de identificação de usuário baseadas em um método alternativo mais prático — porém igualmente ou até mais seguro — para entrar no perfil.

Por enquanto, as chaves de acesso para o aplicativo do X no iPhone são o reconhecimento facial (Face ID) e a leitura de impressão digital (Touch ID). O recurso usa o padrão WebAuthentication de criptografia para manter as chaves de acesso protegidas.

A opção não é obrigatória, apesar de ser "altamente recomendada" pela empresa. Todos os usuários da rede social podem criar uma chave de acesso no iOS, independente de serem ou não assinantes da versão Premium do X.

A chave de acesso também não está ativada por padrão, o que significa que é preciso ir até as configurações da plataforma para fazer a configuração.

Chaves de acesso conquistam cada vez mais espaço

A adoção de chaves de acesso no lugar de senhas tradicionais é uma tendência em alta nas plataformas digitais. Desde a metade de 2023, a Google já sugere aos novos usuários que criam uma conta a adoção de métodos alternativos de login, para além do uso da autenticação em duas etapas.

No Android, o WhatsApp começou a seguir pelo mesmo caminho, enquanto a Amazon também oferece essa alternativa no iOS e no site para navegadores web.

A Google é uma das defensoras das chaves de acesso.A Google é uma das defensoras das chaves de acesso.Fonte:  Google 

O recurso é visto como um meio de reduzir invasões de contas antigas e protegidas por senhas fracas — ou que já foram expostas em algum vazamento de dados anterior.

No caso do aplicativo do X para iPhone, somente usuários dos Estados Unidos ganharam acesso às chaves de acesso neste primeiro momento de implementação. O recurso deve ser liberado para mais pessoas, regiões e plataformas como o Android em um futuro próximo, mas prazos não foram divulgados pela companhia.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.