Browser dos apps do Android terá proteção contra phishing e outras ameaças

1 min de leitura
Imagem de: Browser dos apps do Android terá proteção contra phishing e outras ameaças
Imagem: gadgethacks

A Google anunciou hoje (17) que o WebView, aquele navegador que abre páginas da web mais simplistas dentro de apps do Android, agora vai contar com o que a Google chama de Safe Browsing. Esse recurso já existe no Chrome há anos e serve para evitar que usuários acessem páginas infectadas com algum tipo de malware ou que acabem sendo levadas a algum tipo de site de phishing. Os servidores da Google vão então analisar cada URL, bem como o conteúdo da página, antes dela ser carregada no celular do usuário.

Caso uma página perigosa tente ser acessada, o usuário verá uma tela vermelha, bem ao estilo Google Chrome, com uma pequena explicação e um botão “De volta à segurança”. Sites que conhecidamente aplicam golpes pela internet serão sumariamente bloqueados no WebView.

webview

Essa novidade será disseminada em larga escala pela Google no WebView 66, que será distribuído através da Play Store junto com o Chrome 66 mobile. Dessa forma, todos os apps que invocam o navegador básico do Android para acessar páginas de login, conteúdo de ajuda e coisas do tipo, poderão garantir a segurança de seus usuários na internet.

O Safe Browsing já está disponível no navegador interno do app do Gmail para smartphones desde 2016, e smartphones que rodam o Android Oreo 8.1 já possuem a novidade embutida de fábrica. Demais aparelhos terão que receber a atualização.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.