Empresa cria super tecnologia de ‘holodecks’ com realidade mista [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Empresa cria super tecnologia de ‘holodecks’ com realidade mista [vídeo]
Imagem: Vimeo/Théoriz

E se você pudesse combinar a possibilidade de projetar cenários ao seu redor do Illumiroom com a imersão da realidade aumentada oferecida pelas Hololens? O resultado provavelmente seria parecido com um projeto desenvolvido pela companhia Théoriz. Com uma cara que mais lembra o holodeck da série Star Trek, a tecnologia é capaz de projetar cenários que parecem reais, graças a uma combinação da projeção com captura de movimentos.

Para aqueles que acham que estamos exagerando, uma rápida espiada no vídeo abaixo deve ser mais do que suficiente. Utilizando uma poderosa câmera RED, um HTC Vive Tracker e três câmeras 3D semelhantes à do Kinect, a equipe é capaz de acompanhar os movimentos de uma pessoa em detalhes e enviar esses dados para um motor gráfico Unity.

A partir dali, o computador fica encarregado de gerar os cenários através de seis projetores diferentes, cujas imagens se distorcem e inclinam para se ajustar ao ponto de vista do “jogador”. Com isso, temos cenários vivos que se movem com seus passos, figuras que parecem saídas de Minecraft flutuando logo à sua frente e outras façanhas impressionantes.

O resultado, vale notar, não é chamado por eles de realidade aumentada, mas sim de “realidade mista”, já que a tecnologia é capaz de “unir coisas do mundo virtual com a realidade”.

Antes que você se anime demais com essa tecnologia, é importante avisar que você provavelmente não vai ter a chance de testá-la tão cedo. De acordo com o Engadget, a Théoriz ainda planeja disponibilizar esse sistema apenas para vídeos musicais, instalações de arte e outros projetos semelhantes. A equipe ainda tem planos de melhorar a tecnologia, tornando-a mais realista e imersiva, mas teremos que esperar até lá.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.