Fornecedora da Apple troca China pela Indonésia para evitar taxas dos EUA

1 min de leitura
Imagem de: Fornecedora da Apple troca China pela Indonésia para evitar taxas dos EUA
Imagem: Nikkei Asian Review

A companhia taiwanesa Pegatron anunciou nesta terça-feira (28) uma carta de intenções com investimento de algo entre US$ 695 milhões a US$ 1 bilhão para a construção de uma fábrica na Indonésia. A unidade teria como maior objetivo a montagem e distribuição de componentes para os smartphones e computadores da Apple.

Operações da Pegatron na Índia devem começar já em junho

Desde que a guerra comercial e tecnológica entre Estados Unidos e China começaram a ficar mais intensas e evidentes, especialmente com a chegada de Donald Trump, em 2017, as companhias que possuem fornecedores no país asiáticos começaram a procurar por outras praças para suprir suas necessidades — já esperando consequências de uma possível retaliação estadunidense à Huawei e à ZTE.

Os chips para iPhone devem ser produzidos em parceria com a empresa local PT Sat Nusapersada, na ilha de Batam, de acordo com informações da Reuters a partir de declaração do vice-ministro indonésio Warsito Ignatius. “A fábrica vai montar os chips para smartphones da Apple, enquanto os componentes brutos serão importados. Ela pode também ser usada para produzir componentes do MacBook, mas não a curto prazo”, disse.

PegatronFonte: 9to5Mac

A Apple e Pegatron, que não costuma fabricar componentes para celulares, por enquanto não dizem nada a respeito. A previsão é de que os trabalhos comecem já no mês que vem.

Alternativas à China

Outras companhias também vêm procurando por outras praças para evitar as tarifas impostas pelo governo Trump. A Foxconn e a Wistron, que também abastecem a Apple, já estabeleceram operações na Índia, justamente para driblar o imbróglio envolvendo a Huawei, os Estados Unidos e a China.

Com isso, a Maçã deve reduzir bastante o preço dos aparelhos montados na região, já que com a sanção os valores devem ser 30% maiores.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.