Retrospectiva 2018: as 10 notícias mais lidas aqui no TecMundo este ano

5 min de leitura
Imagem de: Retrospectiva 2018: as 10 notícias mais lidas aqui no TecMundo este ano

Por mais que 2018 tenha sido um ano cheio de acontecimentos importantes fora do mundo da tecnologia, com direito a Copa do Mundo de futebol, eleições e conflitos internacionais, isso não quer dizer que faltou notícia interessante na nossa área. Muito pelo contrário. Várias novidades relacionadas direta ou indiretamente ao tema chamaram a nossa atenção e atraíram muitos de vocês, caros leitores, aqui para o TecMundo.

De uma boa ação de Elon Musk até novidades que estão chegando para o WhatsApp, não faltou assunto tecnológico ao longo dos últimos 12 meses. Para você não correr o risco de passar para 2019 sem saber do que rolou de mais chamativo por aqui, reunimos a seguir as 10 notícias mais lidas no nosso site em 2018. Confira:

10 – Veja como é a cápsula que Elon Musk criou para salvar crianças na Tailândia

Assim como o resto do mundo, em julho acompanhamos de perto o drama do time de futebol infantil que ficou preso junto com seu treinador em uma caverna na Tailândia. Na época, até mesmo Elon Musk (da Tesla, SpaceX e Boring Company) se envolveu, desenvolvendo uma capsula especial que poderia ser usada como minisubmarino para resgatar as vítimas com vida. Por sorte, as crianças foram resgatadas graça a um grande esforço coletivo. Mesmo assim, muitos quiseram saber mais sobre o projeto subaquático do bilionário.

Elon Musk capsula resgate

9 – Recurso da Google que mostra retratos parecidos com você chega ao Brasil

No mês de junho, a Gigante das Buscas liberou por aqui o seu aplicativo Google Arts & Culture, que entre outras coisas permite que os usuários tirem um selfie para que o algoritmo procure o rosto mais parecido em seu banco de dados de obras de arte, que conta com uma grande quantidade de retratos digitalizados de museus do mundo todo – sendo ao menos 500 só daqui do Brasil. Você já encontrou seu sósia das artes? Clique aqui para saber mais.

8 – Dragon Ball Super causa tensões diplomáticas entre México e Japão

Existem vários argumentos para tentar provar que anime é coisa séria – especialmente se estivermos falando de Dragon Ball –, mas nenhum é tão claro quanto a polêmica que a animação de Goku e seus amigos gerou entre os governos do México e do Japão. Quando várias prefeituras mexicanas decidiram fazer eventos para transmitir um dos episódios mais empolgantes de DB Super sem autorização da Toei Animation, o embaixador japonês no país teve que intervir em nome da empresa para impedir a ação ilegal. Deu certo? Não, mas que a treta foi séria, isso foi sim.

Dragon Ball Super Mexico Japão

7 – Você terá que entregar “5 anos de redes sociais” para ter um visto dos EUA

Desde quando Trump foi eleito nos Estados Unidos, todos já imaginavam que a regras de imigração seriam endurecidas por lá. O que muita impressionou muita gente foi o fato do governo estadunidense passar a exigir a exibição dos últimos 5 anos de conteúdo nos seus perfis do Facebook, Twitter, Instagram e outras redes sociais. Aposto que teve muita gente fazendo a limpa nos posts antigos depois dessa.

Visto EUA facebook perfil

6 – Top 10 dos melhores planos pré-pagos de telefonia móvel em 2018

Todo brasileiro já tá cansado de ter que pagar mais caro se quiser ter um bom smartphone ou qualquer outro eletrônico de ponta, então não é surpresa que os nossos leitores queiram economizar onde puderem. Por esse motivo, a lista da plataforma de comparação Melhor Plano indicando quais ofertas de pacotes de dados pré-pagos mais estavam valendo a pena no começo foi um grande sucesso aqui no TecMundo.

Melhor operadora pré-pago

5. YouTube está fora do ar em todo o mundo

Na noite do de 16 de outubro, todos os serviços do YouTube misteriosamente pararam de funcionar nos smartphones, computadores e aparelhos de TV do mundo inteiro. A pane afetou também o streaming sonoro por meio do YouTube Music. Não demorou para que os pais desesperados sem ter como acalmar seus filhos com vídeos da Galinha Pintadinha (entre outras coisas) começassem a vasculhar a internet querendo saber o que estava acontecendo.

YouTube fora do ar caiu

4 – Ministério Público pede para que todos brasileiros reiniciem os roteadores

Em meados de junho, um malware chamado VPNFilter se espalhou pelo mundo com grande velocidade, infectando mais de 500 mil roteadores em 54 países diferentes e abrindo portas para o roubo de senhas e informações sigilosas. Para ajudar a interromper a onda e solucionar o problema, a Comissão de Proteção dos Dados Pessoais do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) emitiu uma nota indicando que todos os brasileiros deveriam reiniciar seus roteadores. O pedido simples fez muita gente querer mais informações sobre a ameça.

Malware reiniciar roteador

3. PUBG Mobile ganha emulador oficial e pode ser jogado no PC

A onda dos jogos no estilo Battle Royale já vinha crescendo há algum tempo, mas 2018 foi o ano em que ela varreu de vez os smartphones. Um dos expoentes no games do tipo para celular é PlayerUnknown’s Battlegrounds. Mas não foi o lançamento da versão mobile do título que mais chamou a atenção do nosso público, e sim o fato de que, em 10 de maio, já era possível usar um emulador oficial da Tencent para jogar PUBG Mobile em um PC – o que torna a competição bastante desleal para quem realmente só joga em um smartphone.

PUBG Mobile emulador para PC

2 – 21 melhores séries novas de 2018 para maratonar

Com Netflix, Amazon Prime, Hulu e outros produtores de conteúdo oferecendo novidades a todo vapor, é sempre difícil saber o que escolher na hora de aproveitar o tempo livre para maratonar uma série. Na metade do ano, a gente fez uma lista para ajudar a gente com isso, e você pode conferir clicando aqui. De lá para cá, muitas novidades legais já chegaram, então é uma boa aproveitar e acompanhar o Minha Série para saber de tudo.

melhores séries maratonar 2018

1 – Modo PiP do WhatsApp começa a chegar para todo mundo no Android

Por mais incrível que pareça, a notícia mais lida aqui no TecMundo em 2018 é também a mais recente da lista, tendo sido publicada em 18 de dezembro – e é claro que ela é sobre o app queridinho dos brasileiros, o WhatsApp. O software está liberando para todos a função picture-in-picture, que permite assistir vídeos de links encaminhados por meio do mensageiro sem ter que interromper as conversas. Quer saber mais? Clique aqui.

WhatsApp PiP videos conversas

Menção honrosa: NASA divulga imagem de vida inteligente fora da Terra

O TecMundo é um site sério, feito para manter você informado sobre as notícias mais importantes do mundo da tecnologia todos os dias. Mesmo assim, nós também somos pessoas de carne e osso e não resistimos a uma boa brincadeira de 1º de abril. A zoeira deu tão certo que, se fosse uma novidade séria, teria ocupado o oitavo lugar aqui na nossa lista das mais lidas de 2018.

NASA vida inteligente Terra

-----

Essas foram as 10 notícias mais lidas aqui no nosso site em 2018. Diga para nós: qual foi a notícia divulgada pelo TecMundo que mais te marcou neste ano? Compartilhe nos comentários abaixo. Em 2019 vem muito mais! Uma excelente virada de ano e um grande abraço para todos!

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.