Identificados pulsos cósmicos que são emitidos a cada 16 dias

2 min de leitura
Imagem de: Identificados pulsos cósmicos que são emitidos a cada 16 dias

Astrônomos da Universidade Cornell, nos EUA, anunciaram a descoberta de pulsos cósmicos emitidos a partir de uma galáxia distante que se repetem a cada 16 dias – religiosamente! As emissões consistem no que os cientistas chamam de “rajadas rápidas de rádio”, um fenômeno identificado há apenas alguns anos e que, por conta de sua natureza fugaz e (normalmente) aleatória, ainda representa um mistério para a Ciência. Por isso, o fato de esses sinais observados agora aparentemente obedecerem a um padrão específico é tão notável.

Enigma no espaço

As primeiras rajadas rápidas de rádio foram detectadas em 2007 e, na época, como ninguém sabia o que elas eram, de onde vinham e nem o que as causava, surgiu toda classe de teoria para explicar a sua ocorrência – e, sim, entre as sugestões estava a de que os pulsos podiam se tratar de manifestações produzidas por civilizações alienígenas.

(Fonte: Forbes / Swinburne University of Technology / Ozgrav Arc Centre of Excellence / Reprodução)

Na realidade, essa alternativa não foi completamente abandonada ainda, uma vez que só agora, com os avanços tecnológicos e o maior número de observações realizadas longo dos anos, é que algumas respostas acerca desses fenômenos estão começando a ser respondidas. O que provoca os pulsos continua sendo um enigma, mas os astrônomos já conseguiram localizar de onde muitos deles partiram. Entretanto, esta é a primeira vez que os cientistas se deparam com sinais que se repetem de forma cíclica.

Relojinho

A equipe da Universidade de Cornell conseguiu identificar a origem das emissões e se trata de uma galáxia situada a mais ou menos 500 milhões de anos-luz de distância da Terra. Conforme mencionamos antes, as rajadas se repetem a cada 16 dias, exatamente, e os astrônomos chegaram a essa conclusão após analisar pulsos de energia registrados entre setembro de 2018 e outubro de 2019 pelo radiotelescópio canadense CHIME/FRB – sigla de Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment Fast Radio Burst Project, uma iniciativa com foco em justamente estudar as rajadas rápidas de rádio.

Os pesquisadores não sabem o que está por trás das poderosas emissões, mas, entre as alternativas consideradas está a de venha a se tratar de pulsos produzidos por magnetares, por algum corpo celeste que se encontre em órbita ao redor de outro – e somente lance os pulsos em nossa direção a partir de determinados pontos de sua trajetória –, por um sistema binário composto por uma estrela massiva e outra supermagnetizada ou, ainda, seja resultado de algum fenômeno cósmico natural desconhecido. E existe a opção dos aliens, obviamente…

(Fonte: New Scientist / Beijing Planetarium / NRAO / Jingchuan Yu / Reprodução)

Nesse sentido, uma possibilidade – sugerida por Avi Loeb, chefe do departamento de Astronomia da Universidade de Harvard – é que os pulsos energéticos sejam produzidos por integrantes de uma civilização extraterrestre transportando coisas pela galáxia onde os sinais foram detectados, e que os sinais sejam resultado da propulsão necessária para mover a hipotética carga.

A quantidade de energia necessária para que uma carga pudesse ser “empurrada” galáxia afora – e os sinais chegassem até aqui! – teria que ser simplesmente colossal, o que, por sua vez, indicaria o nível de avanço tecnológico da tal civilização. O próprio Loeb concorda que essa consiste em uma explicação bastante improvável, mas, até que se desvendem todos os mistérios por trás das emissões, a opção dos aliens não poder ser completamente descartada se trata de uma possibilidade que merece ser investigada.

Leia tambémCientistas rastreiam pulsos de rádio misteriosos vindos do cosmos

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.