Mídia física ou digital para games? Eis a questão

Mídia física ou digital para games? Eis a questão

Último Vídeo

Você é o tipo de gamer que compra mídias físicas ou o que prefere fazer download? Essa é uma questão complicada para muitos. Por isso, a MarketCast, uma empresa de marketing de entretenimento, realizou uma pesquisa para sanar a dúvida: o que os jogadores preferem?

O estudo, chamado “The Democracy of Downloading: What Gamers Expect (and Want) from Digital Distribution” — “A Democracia do Download: O que os Gamers Esperam (e Querem) da Distribuição Digital”, em tradução livre —, entrevistou mil jogadores de diferentes plataformas para determinar as preferências dos clientes.

De acordo com o relatório, cerca de 85% das pessoas entrevistadas concordam que a transição para o digital torna a indústria dos games mais democrática, dando a elas a escolha de pagar um pouco menos na hora de comprar, além de divulgar muito mais o trabalho de estúdios menores. 

PC X consoles nas mídias digitais

Apenas 20% das compras de jogos para consoles são digitais, segundo a MarketCast. O número de pessoas que compram esses games digitais cresceu. Porém, a maioria dos relatórios econômicos de grandes publicadoras como a Activision e a EA mostram que a força de suas vendas digitais estão em DLCs, e não em títulos completos. 

No caso dos PCs, a satisfação com a mídia digital é bem maior, principalmente por conta de plataformas de jogos como a Steam. Contudo, mesmo com esses bons resultados, as vendas digitais ainda sofrem com um problema: os gamers ficam preocupados com o que acontece após a compra e acreditam que o sentimento de propriedade não é igual ao que existe com um disco real.

Além disso, muitos jogadores também pensam no futuro. Um jogo físico pode ser revendido sem problemas se um usuário não gostar, coisa que não é tão fácil se o game é digital e ativado por uma chave de produto.

Como vocês acham que a indústria pode resolver essas questões da mídia digital? A mídia física chegará ao fim algum dia? Opine, comente e participe da discussão. 

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.