Voxel

Flashback TCG: conheça a história de Resident Evil — até RE 2 [vídeo]

Último Vídeo

Este é o Flashback, a série do BJ que vai resumir para você o enredo das franquias de games de um jeito objetivo e bem rápido. Neste episódio, trouxemos a primeira parte da história de Resident Evil — indo de Resident Evil 0 a Resident Evil 2.

Esta franquia é uma das mais tradicionais do mundo dos jogos eletrônicos. São seis títulos numerados, quase uma dezena de spin-offs e vários capítulos não canônicos. Em meio a essa longa linha de eventos cheia de bifurcações e inconsistências, a gente vai tentar descomplicar para você. Resumimos e organizamos a trama, usando apenas os eventos relevantes que fazem parte da cronologia oficial. 

RESIDENT EVIL 0 (2002)

Um misterioso cidadão cabeludo realiza um atentado contra um trem, matando seus passageiros com um enxame... Cardume… Bando...? Enfim, um monte de vermes. Duas horas depois, a equipe Bravo das forças especiais S.T.A.R.S. sobrevoa a Floresta de Racoon para investigar um bizarro caso de canibalismo. Os membros do esquadrão são: Forest, Richard, Rebecca, Kenneth, Edward e Enrico — que é o capitão.

O helicóptero sofre pane e faz um pouso forçado. No chão, eles encontram, logo ao lado, uma viatura capotada, que levava o prisioneiro Billy Coen — um ex-tentente condenado à morte. Os policiais estão mortos. Billy é suspeito de ter assassinado sua escolta.

Procurando pelo fugitivo, Rebecca acha o trem do atentado e entra desarmada, anunciando sua chegada. As vítimas dos vermes se tornaram zumbis. Depois de lidar com alguns deles, ela encontra o prisioneiro Billy Coen, bate um papo e, sendo pouco convincente, mostra que não é muito boa nessa coisa de ser policial.

Edward faz uma entrada dramática e avisa Rebecca sobre os zumbis e monstros na floresta. Informações do capitão via rádio dizem que Billy matou 23 pessoas. Ao andar pelo trem, ela encontra de novo o criminoso, que oferece uma parceria cooperativa. Mas a policial não topa.

O trem fora de controle

No segundo andar de um dos vagões, um senhor perde a cabeça, vira uma gelatina assassina e Billy acha uma boa ideia atirar diretamente contra a garota que ele quer salvar. O cidadão misterioso é uma mistura de Flautista de Hamelin com Edson Cordeiro. O trem começa a andar. Alguém mexeu nos controles e o veículo vai colidir.

Um estranho soldado com máscara respiratória informa a um homem chamado Albert Wesker que eles tomaram o controle do trem. William Birkin, o cientista ao seu lado, se pergunta sobre como um tal de “T-Virus” poderia ter vazado e contaminado o trem. Eles também mencionam um certo laboratório em uma certa mansão. 

Wesker diz ao soldado para destruir o trem. Os vermes ainda estavam no trem e atacam os guardas. Voltando ao painel da locomotiva, Rebecca vê que Edward mudou de dieta, tornando-se um zumbi. Ela põe um fim na dor de cabeça do pobre colega. Eles param o trem.

Revelações no casarão

Seguindo pelos túneis abandonados, um esgoto leva a dupla até uma casa. Lá eles veem um tapete com a marca da corporação Umbrella e a foto do homem-gelatina do trem. Billy o reconhece como gerente-geral James Marcus.

Enquanto brinca de Big Brother, observando a dupla pela câmera, Wesker recebe uma mensagem do Edson Cordeiro de chapinha, assumindo a responsabilidade pelo vazamento do T-vírus e o ataque ao trem. Ele diz que isso é uma vingança contra a Umbrella e começa a cantar fino até trazer o Dr. Marcus de volta. O sujeito de decote diz que, há dez anos, Marcus foi morto pela Umbrella e acusa Wesker e Burkin de terem parte nisso.

O casal começa a vasculhar o casarão. Rebecca encontra uma câmara de tortura e, após ser atacada por um macaco agressivo, o piso se rompe. Wesker mostra a Burkin um documento com a identidade do cabeludo e fala que está caindo fora da Umbrella.

Burkin diz que se recusa a largar seu trabalho e que precisa de mais tempo para produzir algo que ele chama de “poderoso G-vírus”. O cientista pretende explodir o local.

Billy Coen, um assassino?

Billy salva Rebecca de cair do buraco no chão e ela pergunta se ele é realmente um assassino. Flashback dentro do Flashback. Billy conta que, em uma missão na África, seu superior dizimou uma vila de inocentes e ele levou a culpa. A dupla acha um teleférico, mas quando tenta sair de lá é atacada pelo macaco louco. Billy cai. Rebecca encontra a cabine onde Wesker e Burkin conversavam e vê no monitor um ser estranho em uma cápsula.

Mais tarde, ela encontra Enrico. Ele que diz que o resto da equipe deveria ter chegado ali antes dele. Ele chama Rebecca para ir a uma mansão nos arredores, onde a Umbrella faz suas pesquisas. A garota diz que precisa procurar Billy antes pede para o capitão ir à frente.

O zumbi superevoluído que estava no cilindro, o “Proto Tyrant”, surge, mas é morto pela garota. O cabeludo assiste tudo e faz discurso malvadeza sem ninguém ouvir. Rebecca encontra Billy. Monstro gigante aparece. Rebecca perde Billy. Rebecca encontra Billy.

A vingança de James Marcus

Eles acham um depósito de restos mortais de cobaias de James Marcus e Billy é atormentado pelo seu passado. O Tyrant não morreu e estáde volta. A dupla finalmente encontra Edson Cordeiro, que na verdade é… James Marcus.

Flashback dentro do Flashback. 10 anos atrás, Oswell E. Spencer, o chefão da Umbrella, mandou Wesker e Burkin assassinarem Marcus e roubarem sua pesquisa. A sanguessuga que Marcus examinava teve seu DNA fundido com o dele durante o ataque — coisa que nenhum roteirista se atreve a  explicar. O corpo do cientista foi lançado no esgoto e o contato durante anos com o T-Virus fez com que ele vivesse de novo e ganhasse poderes melequentos.

Após o clichê do discurso vilanesco caricato, Marcus vomita meleca e luta contra Billy e Rebecca. Após alguns tiros, eles fogem, mas o bicho está maior e mais forte. Eles percebem que a luz do sol fere a criatura e abrem as janelas.

Momento exibicionismo em câmera lenta com Billy metendo bala no monstro. O complexo explode — convenientemente na hora em que o monstro cai no buraco. Rebecca avista de longe a Mansão que Enrico mencionou. Ela se despede de Billy, que será oficialmente dado como morto, e segue rumo à mansão.

RESIDENT EVIL [Remake] (2002)

ATENÇÃO: os aconteceimentos narrados foram baseados no canon oficial e misturam eventos da campanha da Jill e do Chris, segundo a Wikia de Resident Evil

A equipe Alpha dos S.T.A.R.S. sobrevoa a floresta de Raccoon procurando pela equipe Bravo, desaparecida há um dia. Nessa missão estão: Chris Redfield, Jill Valentine, Barry Burton, Joseph Frost, Brad Vickers e Albert Wesker — que é capitão do esquadrão.

Eles acham o helicóptero destruído e o piloto morto de forma brutal. Joseph é atacado por cachorros horrorosos. Jill fica indefesa e é salva por Chris. Chris fica indefeso e é salvo por Wesker. Todos ficam indefesos e o piloto Brad é um cagão, que foge do local.

O grupo se refugia da matilha satânica em uma mansão no meio da floresta. "Está abandonada", eles disseram. "É seguro", eles disseram. No hall de entrada, eles ouvem um tiro. Barry encontra sangue no chão. Jill encontra Kenneth sendo atacado por alguém. Um zumbi.

Sobreviventes da equipe Bravo

Barry dá um jeito no bicho e se separa de sua parceira para vasculhar a casa. Jill encontra Forest da equipe Bravo em formato morto-vivo. Chris, passeando pela casa, conhece Rebecca. Por algum motivo inexplicável, ela age como se os eventos que vivenciou fossem irrelevantes e não conta nada ao colega. Amnésia, talvez.

Rebecca cuida das feridas de Richard, causadas por uma cobra gigante. Chris busca um soro e leva os dois um lugar seguro. Valentine encontra uma escopeta e ao removê-la… Quase vira um sanduíche de Jill. Mais a frente, um piano e uma partitura de “Sonata ao Luar” fazem um quebra-cabeça para abrir uma porta com um diário.

Nele, Jill descobre que um homem chamado George Trevor projetou a mansão para servir de fachada para um laboratório, mas foi aprisionado por Spencer, o dono dela — temendo que o arquiteto contasse os segredos do complexo para alguém.

A triste história da família Trevor

No sótão, Jill enfrenta uma serpente gigante — a mesma que mordeu Richard. Antes do fim do combate, o monstro foge. Só mais tarde, Chris encontra o réptil na biblioteca da mansão e o mata de vez. 

Explorando cavernas no subterrâneo, Jill encontra o capitão Enrico, que fala que a Umbrella preparou uma armadilha e que há um traidor em meio aos S.T.A.R.S. Antes de dar mais detalhes, alguém o mata com um tiro.

Chris encontra um monstro acorrentado nos túneis, mas evita confronto direto. Mais a frente, ele descobre em arquivos a triste história por trás da criatura. George Trevor morreu de fome no cativeiro. Sua esposa Jessica e sua filha Lisa foram usadas experimentos diabólicos de Spencer. Jessica não resistiu aos testes, mas Lisa se mostrou uma cobaia forte, recebendo vários vírus em seu corpo ao longo dos anos.

Através dela foram criados o, vírus Progenitor, o G-Vírus e o Tyrant Nemesis, experimentos que a deixaram insana e obcecada por encontrar sua mãe. A Umbrella tentou várias vezes matar Lisa, mas ela  se tornou praticamente invulnerável com tantas mutações.

Aliados e inimigos

Chris volta ao hall de entrada e encontra uma passagem pros laboratórios subterrâneos. Jill dá de cara com Barry, que aponta uma arma para ela, mas ele não é rápido o bastante. Antes que explicações sejam dadas, Lisa chega ao local. Jill devolve a arma de Burton. Enquanto ele a distrai, Jill abre o sarcófago onde está a mãe da pobre criatura. Lisa toma a caveira de sua mãe e se joga no precipício. 

No complexo de laboratórios subterrâneos, Chris e Jill confirmam o envolvimento da Umbrella na bagunça toda. Chris encontra Rebecca, enquanto Jill descobre que Wesker está ligado à corporação há anos.

Barry aponta de novo a arma para Jill. Wesker conta que chantageou Barry, sequestrando sua mulher e filha, e que planeja destruir a Mansão e os laboratórios. Ele revela o monstro Tyrant e, antes de eliminar Jill, é impedido por Barry com um tiro. Volta o cão arrependido.

O fim?

A criatura no tubo é acordada e estapeia todo mundo. Jill a derrota. Barry acorda, mas Wesker desaparece do local. Fugindo do complexo, que está para explodir, Jill encontra Chris. Brad está de volta e manda uma mensagem por rádio, dizendo que está com pouco combustível e vai partir em breve.

Eles vão para o heliporto e, assim que Jill lança os sinalizadores, o Tyrant ressurge. Nada que uma bazuca não resolva. O resgate chega, a mansão explode... Todos precisam de férias.

RESIDENT EVIL 2 (1998)

ATENÇÃO: o canon oficial é constituído de Claire cenário A e Leon cenário B. Com base nisso, a narrativa abaixo foi montada

As investigações dos S.T.A.R.S. na mansão mostraram que os zumbis e as criaturas foram consequência do T-Vírus, um agente mutagênico feito pela Umbrella para criar armas biológicas. Todos achavam que o caso fora concluído com a explosão do laboratório, mas aquilo era apenas o início. Dois meses após os eventos da mansão, Raccoon City sofre uma epidemia.

A universitária Claire Redfield chega à cidade procurando por seu irmão Chris, com quem perdeu contato. Na mesma noite, o novato Leon S. Kennedy inicia sua carreira na polícia local.  O incidente zumbi os une. O incidente zumbi os separa, quando um caminhão dirigido por um motorista recentemente mordido bate na viatura, lançando um para cada lado. Eles combinam de se encontrar na Delegacia.

Chegando lá, Claire encontra o policial Marvin Branagh ferido, que conta sobre oficiais S.T.A.R.S que estão desaparecidos. Entre eles, o próprio Chris. Ela acha mais tarde o diário do irmão em que ele diz estar na Europa investigando a Corporação Umbrella.

A delegacia de Raccoon

Na entrada da delegacia, Leon avista um helicóptero que joga um tonel, de onde sai um homem enorme usando um sobretudo. Tiros não parecem afetá-lo. Uma garotinha é vista no corredor, mas foge de medo ao ver Leon e depois Claire. A dupla se encontra. Mas decide se separar de novo para buscar sobreviventes e depois cair fora de Raccoon.

Ainda procurando a menina, Claire conhece o chefe de polícia Brian Irons. O homem estácom o corpo da filha do prefeito sobre sua mesa e diz que a devia proteger, mas precisou matá-la, pois ela estava se transformando em um zumbi.

Claire acha a garotinha, que se chama Sherry, e descobre que ela está procurando seus pais. Voltando ao escritório de Irons, ele e o cadáver desapareceram. Um diário revela seu envolvimento com a Umbrella, a perseguição a outros policiais, além do fato de que ele matou a filha do prefeito para… empalhar ela. Sujeitinho doente.

O misterioso "mostro do olho"

No estacionamento, Leon conhece uma mulher chamada Ada Wong, que diz procurar por seu namorado John, desaparecido há seis meses. Ela também busca o jornalista Ben Bertolucci, que investigava uma rede de corrupção na polícia de Raccoon.

Ben se trancou em uma cela evitar os monstros e sugere aos dois que a melhor forma de fugir da cidade é pelos esgotos. Sherry diz que precisa buscar seu pai. Na fuga, derruba seu medalhão. Ada o encontra e o guarda.

Um monstro misterioso com um olho gigante entra na cela e fere Ben de forma letal. Antes de morrer, o jornalista conta que o chefe de polícia está envolvido em uma conspiração e entrega uma evidência disso. Ada vai à frente e Leon recebe uma mensagem de Claire, dizendo que encontrou a garotinha.

Em uma sala escondida, Irons é atacado pelo monstro do olho e tem uma larva enfiada goela abaixo. Claire ouve seus gritos e quando o encontra é ameaçada com uma arma. Irons diz que a Umbrella destruiu sua “linda cidade”. Antes de conseguir eliminar Claire, um parasita o parte em dois — literalmente.

A raiz da infestação zumbi em Raccoon

Claire e Sherry fogem pelos esgotos, mas acabam se sendo. Sherry cai, desmaia e é achada pelo monstro. Claire dá de cara com Annette Birkin — mulher de William Birkin, criador do T-Vírus. A cientista revela que o monstro do olho no ombro é seu marido.

Flashback dentro do Flashback. Alguns dias antes, soldados da Umbrella vieram buscar a amostra de algo conhecido como “G-Vírus”, um agente mutagênico capaz de criar armas biológicas melhores que as do vírus anterior. Na situação, William foi metralhado e aplicou em si mesmo a substância.

Enquanto matava os soldados no esgoto, o cientista, transformado em um monstro sem consciência, pisou em frascos do T-Vírus, que foram ingeridos por ratos. E foi assim que a epidemia se alastrou pela cidade: através dos roedores.

Sherry, a hospedeira

Annette também conta que William, como criatura infectada pelo G-Vírus, tem a capacidade de inserir embriões em outras pessoas, usando-as como hospedeiros, que acabam morrendo com o nascimento da larva. Ele procura por Sherry, pois ela tem uma genética parecida com a sua, e seu corpo não rejeitaria a larva — como aconteceu com o Irons.

Nos esgotos, um homem cambaleante revela um olho gigante no ombro, após uma mutação. Leon o detém e depois reencontra Ada, que corre atrás de Annette. A loira atira em Ada e Leon brinca de guarda-costas e leva o tiro.

Annette a reconhece como namorada de John, que acabou morrendo durante a infecção, e culpa a Umbrella por todo o desastre. Ao reconhecer também o colar de Sherry, Annette a ataca, mas acaba caindo. Ada acha a amostra de uma substância dentro do medalhão de Sherry. Claire encontra a garotinha inconsciente, mas precisa matar um crocodilo gigante antes de alcançá-la.

Saindo do complexo em um teleférico, Sherry reclama para Claire que seu estômago dói. William surge e sofre uma mutação. Claire o detém. Sherry é deixada em repouso em um escritório e fala que seus pais nunca têm tempo para ela.

O insistente Mr. X

Ada passa uma bandagem em Leon e já dá para correr e brincar de novo — mesmo baleado. Mr. X aparece de novo. William dá um baita tapa em Ada e vai enfrentar Leon. O policial não brinca em serviço e o derruba com tiros.

É a vez de Leon encontrar Annette, que paranoica, acha que ele é um inimigo, devido à sua colaboração com Ada. A cientista diz que Ada apenas se aproximou de John apenas para conseguir informações sobre a corporação.

Leon fica em negação. Afinal, ele a conhece bem e tem uma longa relação de várias horas com a garota. Antes que Annette atire nele, Mr. X aparece outra vez. Ada banca a heroína e é ferida. Ada, sangrando até a morte, diz que se apaixonou por Leon.

Clichê do Beijo. Clichê da morte após frase de efeito. Clichê do grito. Clichê da autodestruição do local. O Tyrant retorna do poço de lava, onde tinha caído.

Fugindo de Raccoon

Annette volta com o papo paranoico de “você matou meu marido, nunca vou entregar o trabalho da vida”, etc. Claire explica a situação de Sherry. William aparece e faz um estrago em Annette. Antes de morrer, a cientista entrega a fórmula de um antídoto salvar Sherry e diz que sente muito por não ter sido uma boa mãe e que a ama. Antes tarde do que nunca.

Clichê da morte após frase de efeito. Clichê da autodestruição do local. Claire pede pelo rádio que Leon resgate Sherry no escritório, enquanto ela corre para conseguir o antídoto. Leon resgata a menina e entra no vagão. Antes de ligar o trem, Mr. X de novo e novamente. Hora da bazuca.

William outra vez. “Esta não é nem mesmo minha forma final”. Claire dá um jeito no bicho. O trem chega e a “família” se reúne. Claire dá o antídoto a Sherry. William deve ser brasileiro, pois não desiste nunca.

Sherry para o trem e eles saem, antes que tudo acabe em explosão. Momento comercial de Margarina com Sherry abraçando Claire. No melhor estilo “anos 90”, Leon diz que só depende deles parar a Umbrella.

Epílogo

Em um epílogo revelado em Resident Evil 3, descobrimos que, momentos depois, Leon diz para Claire deixar ele e Sherry sozinhos e partir em busca de seu irmão. Claire promete voltar.

Ada surpreendentemente sobreviveu. Os eventos a abalaram muito, além de deixá-la com uma enorme cicatriz. Ela tenta se recompor até sua próxima missão. Leon e Sherry são capturados por agentes do governo. Para que experimentos não sejam feitos com a menina, Leon cede à chantagem e aceita trabalhar como agente para eles.

No próximo episódio...

Muito aconteceu na cidade de Raccoon antes e depois da jornada de Leon e Claire. Além disso, várias pontas soltas precisam ser amarradas. Entre os vários questionamentos que permanecem: O que aconteceu com Jill? Claire conseguirá encontrar Chris? O que o governo dos Estados Unidos quer com Leon? Se Ada é, de fato, uma espiã, para quem ela trabalha?

Confira as respostas para todas essas perguntas no próximo episódio do Flashback.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.