Voxel

Flashback TCG: conheça a história de Resident Evil — até RE 4 [vídeo]

Último Vídeo

Este é o Flashback, a série do BJ que vai resumir para você o enredo das franquias de games de um jeito objetivo e bem rápido. No episódio de hoje, trouxemos a segunda parte da história de Resident Evil.

A trama da série começa com uma mansão em uma floresta, escondendo um laboratório; um vírus que transforma pessoas em zumbis comedores de carne; monstros criados pela genética e toda uma cidade destruída pela inescrupulosa corporação Umbrella.

Se você não viu o início dessa saga no episódio anterior, não deixe de assistir antes de continuar este vídeo, porque esta é a história de Resident Evil de Nemesis até Resident Evil 4.

Resident Evil 3: Nemesis (1999)

Jill Valentine está em Raccoon no início da epidemia. Nem a polícia e nem os mercenários da Umbrella conseguem conter os zumbis. Jill encontra Brad, o piloto fujão da equipe Alpha. Desesperado ele fala que tem alguém atrás dos membros da S.T.A.R.S.

Na entrada da delegacia da cidade, Jill e Brad são surpreendidos por um monstro humanoide chamado “Nemesis”. Nemesis mata Brad com o tentáculo.

Jill ouve uma transmissão de um cara chamado Carlos Oliveira. Ela o encontra por acaso em um restaurante. Carlos é um mercenário terceirizado, contratado pela Umbrella para salvar civis, mas que não sabe nada sobre o envolvimento da empresa na epidemia. Nemesis interrompe o papo. Jill não gosta de interrupções e explode o local.

Rumo à Torre do Relógio

Em um bonde, a garota conhece Nicholai e Mikhail, mercenários russos estereotipados. O primeiro é um babaca e o segundo está terrivelmente ferido. Mesmo relutante, Nicholai, que é o líder do esquadrão, deixa que Jill se una a eles.

O grupo planeja acionar um sinal de resgate em uma torre com um relógio. A torre fica distante, então eles precisam buscar alguns itens para consertar o bonde. No processo, Nicholai é dado como morto. Eles encontram tudo e estão prontos para ligar o trem, mas assim que o veículo começa seu trajeto, Nemesis entra em um dos vagões.

Mikhael, ao ver que não consegue parar o monstro com tiros, se sacrifica estourando uma granada. Gênio. A explosão tira o bonde dos trilhos, que acaba colidindo com o prédio do relógio. Quando Jill finalmente avista o helicóptero de resgate e está para fugir de Raccoon… Nemesis explode helicóptero com bazuca. Jill é infectada pelo tentáculo do monstro e mesmo dando conta dele, acaba desmaiando.

Os supervisores

Carlos a leva para uma capela e enquanto busca algo para curá-la no hospital, encontra Nicholai vivo. O mercenário atira em um de seus colegas. Quando questionado sobre por que fez isso, ele aponta a arma para Carlos e diz ser um dos “supervisores”.

Para sorte de Carlos, o manual do mercenário parece dizer que, diante do perigo, se explodir com uma granada é uma boa ideia. Carlos consegue uma vacina em um cofre. Ao sair, descobre que o hospital está cheio de explosivos. Cabum.

Jill acorda. Carlos conta sobre Nicholai estar vivo e diz que ele não é confiável. Ela encontra o dito cujo, que revela estar lá em nome da Umbrella para coletar dados da ação do T-Virus. Os mercenários de baixo escalão não sabiam de nada, apenas os supervisores. Terremoto, Nicholai foge.

O fim de Nemesis

Carlos diz que um míssil nuclear vai varrer Raccoon assim que amanhecer. Eles se separam para buscar uma saída. Lutando novamente contra Nemesis, Jill faz com que ele seja atingido com ácido. O monstro cai em um poço com material químico.

Nicholai rouba o último helicóptero disponível e deixa Jill e Carlos à deriva. Carlos corre contra o tempo para achar alguma forma para tirá-los de lá. Em poucos minutos o míssil atingirá cidade.

A carcaça de Nemesis sofreu mutações por causa da química e por ele ter comido parte do corpo de um Tyrant da mesma espécie do Mr. X. Jill precisa enfrentar o monstro uma última vez. Alinhando algumas baterias, um supercanhão explode Nemesis.

O último amanhecer de Raccoon

Carlos diz que existe um segundo helicóptero na área e que essa aeronave procura por Jill. O piloto misterioso é ninguém menos que Barry Burton, que se despediu de sua família e partiu para ajudar de seus antigos companheiros.

Enquanto saem de lá, Raccoon é atingida pela ogiva, que foi enviada pelo governo americano, temendo que a infestação do T-Vírus se espalhasse. A cidade vira cinzas.

Após escapar, Jill descobre um esconderijo de Chris, mas tudo que encontra é a faca do colega. Ela acredita que ele está vivo e começa a procurá-lo. Logo após escrever uma carta para Claire, Chris descobre que sua irmã buscava por ele, até ser capturada.

Resident Evil CODE: Veronica (2000)

Três meses após a destruição de Raccoon, Claire continua sua busca por Chris e invade uma filial da Umbrella em Paris — mas é capturada. Ela é levada para uma prisão de alta segurança na Ilha RockFort.

Durante seu tempo no cativeiro, acontece um ataque sobre a prisão. O oficial de segurança Rodrigo a liberta pensando que todos morreriam de qualquer forma. Uma infestação de zumbis e monstros toma conta do complexo.

Claire se alia a outro fugitivo, um garoto exibido chamado Steve Burnside. Ela envia um email para Leon e passa as coordenadas da ilha, pedindo resgate. Claire encontra mais tarde uma mansão e nela assiste um vídeo perturbador em que um jovem casal de gêmeos, com olhar de psicopata torturam uma libélula.

Saindo da mansão, um sniper chamado Alfred Ashford atira na garota. Ele acha que Claire é a responsável pela epidemia na Ilha. Alfred é neto de Edward Ashford, um dos três fundadores da Umbrella.

Cartas na mesa

Com a infestação, o pai de Steve acabou se tornando um zumbi. O acaso acaba obrigando o filho a dar cabo do próprio velho, para salvar Claire. O Sr. Burnside era um funcionário da Umbrella, que vendia informações confidenciais da corporação. Ao ter sido descoberto, sua esposa foi assassinada, e ele e seu filho foram feitos prisioneiros na ilha.

Claire volta até à mansão e lá conhece ninguém menos que Wesker, que assume ter sido responsável pelo caos na ilha. Ele também fez isso para que Claire servisse como isca para atrair Chris até o local. Wesker dá um chute em Claire e vai embora.

Claire ouve em um corredor Alfred e sua irmã gêmea Alexia conversando sobre o retorno da glória dos Ashford. Mais tarde, fica claro que Alfred tem dupla personalidade e estava se passando por sua irmã, usando peruca e imitando sua voz. Autodestruição do local de novo.

Rumo à Antártica

A dupla tenta pegar o primeiro avião com destino à felicidade, mas Alfred toma conta da aeronave. Steve tenta beijar Claire, quando não dá certo. O avião pousa em uma base na Antártica.

Alfred aparece no local, mas é abatido por Steve. Um monstro chamado Nosferatu tenta impedir a fuga da dupla. A criatura é o pai de Alfred e Alexia, Alexander Ashford, que foi usado como cobaia pelos gêmeos e transformado em um personagem de Silent Hill. Claire consegue matá-lo.

Já moribundo, Alfred vai até um tanque, onde a verdadeira Alexia estava em sono criogênico. Ela desperta. Um tentáculo gigante atinge o trator de Claire e Steve. Chris foi contatado por Leon e agora chega para resgatar de Claire na ilha Rockford. Rodrigo conta que sua irmã já saiu da ilha em um avião cargueiro. O guarda acaba morrendo em um ataque de um verme gigante.

Reencontros e tragédias

Chris fica surpreso ao ver Wesker ainda vivo e percebe ele não é exatamente humano. Durante a briga à la Matrix, o ex-capitão dos S.T.A.R.S. diz que veio por causa da Alexia em nome de uma organização.

Chris pega um jato e vai para a base na Antártica. Chegando lá, ele livra Claire de uma armadilha de catarro. Antes de dar o fora do local, eles precisam achar Steve. O tentáculo gigante ataca novamente e os irmãos se separam.

Steve está em uma armadilha e diz que Alexia pretende fazer nele o mesmo experimento que fez em seu próprio pai. Steve se transforma em um monstro. Mesmo sob uso de esteróides, o rapaz hesita em matar Claire e a liberta. O tentáculo o fere mortalmente. Ele diz que ama Claire, mesmo a tendo conhecido há menos de uma semana. Ele morre em seguida.

Acerto de contas

Wesker procura um tal vírus “T-Veronica” e a única amostra disponível está no corpo de Alexia. Wesker amarela e deixa Chris, que estava escondido ali, descascar o abacaxi. Chris encontra Claire e ativa a autodestruição da base. Sim, autodestruição de novo. Antes de ir embora, uma versão mais nojenta de Alexia surge na plataforma. Eles lutam e a monstrenga é explodida com uma arma especial.

Chris se encontra com Wesker de novo, que diz que pegou o corpo de Steve para extrair o vírus T-Veronica. Chris leva uma surra, mas consegue impedir Wesker jogando barras de metal sobre ele. Explosão conveniente. Clichê do desfecho superdramático com fogo. Chris e Claire escapam da ilha no jato e prometem acabar com a Umbrella.

Resident Evil 4

O governo dos Estados Unidos suspendeu todos os negócios da Umbrella. Em pouco tempo a empresa faliu. Seis anos se passaram e Leon tornou-se um agente secreto da defesa americana, com a tarefa cuidar da família do presidente dos Estados Unidos.

Assim que assumiu a função, a filha do presidente, Ashley Graham, foi sequestrada. Seguindo pistas do FBI, Leon vai para uma área remota da Espanha tentar descobrir onde está a menina.

A viatura da polícia local para em frente a uma casa antiga. Leon fala com seu suporte Ingrid Hunnigan e depois entra. Ao pedir informações ao morador, as boas-vindas espanholas são retribuídas com boas-vindas americanas.

Os iluminados

O carro é achado no riacho. Seguindo para vila mais próxima, aldeões atacam o agente com ferramentas. Do outro lado do mundo, alguém observa por satélite uma vila na região. Uma mulher se esconde entre os casebres. Ada Wong. Os camponeses mataram um dos policiais queimado. Leon chega à vila, e ao ser descoberto acaba tendo de enfrentar os camponeses assassinos.

Ada abre um comunicador e se reporta a ninguém menos que Albert Wesker. A espiã trabalha para ele. Wesker diz para Ada tocar o sino da igreja para acalmar os aldeões hostis. De longe, ela vê Leon e o ajuda fazendo o sino tocar. Os aldeões dizem que precisam rezar.

Hannigan fala para Leon procurar por uma torre. Em uma cabana abandonada, algo se rebate dentro de um guarda-roupa. Ao libertar o sujeito, um grandalhão barbudo chega, Bitores Mendez. Leon usa o Kung-fu do macaco doido, mas não adianta muito.

Wesker diz para Ada que o pesquisador que ele contratou foi descoberto pelos “Los Illuminados”, os camponeses malucos. Ele se chama Luis Sera e Ada tem que impedir sua morte, pois precisa pegar uma certa amostra biológica que está com o sujeito. Leon e Luis são levados desacordados e uma substância estranha é injetada no pescoço do agente. Um cara esquisito de capuz deu a ordem.

Resgate na igreja

Mais tarde, os dois despertam acorrentados. Luis conta para Leon sobre o rumor de uma garota parecida com Ashley vista em uma igreja. Um carrasco está a caminho. Algemas abertas. Leon usa o Kung-fu do macaco doido de novo e obtém sucesso.

Luis dá no pé. Leon e Ada, sem saber, vão até um mesmo casarão. Lá, Mendez surpreende Leon e lhe dá uma surra. Ada vê a cena e impede que o americano seja morto. Leon chega à igreja, mas a porta está trancada. De longe, ele vê o corpo do outro policial sendo lançado em um rio e brinca de Capitão Ahab. Do outro lado do rio, Leon passa mal e desmaia. Ao acordar vê um verme explodir a cabeça de um iluminado.

Ele segue por cavernas e acha a chave da igreja, mas no caminho de volta tem que enfrentar um gigante com um verme nas costas. Na igreja, Leon encontra Ashley e a liberta. O sujeito de capuz surge e diz que nome é Osmund Saddler, o líder do culto dos illuminados. Saddler raptou Ashley por motivações terroristas, para injetar um parasita nela e enviá-la de volta. Eles fogem da igreja.

Peças-chave

Leon enfrenta Mendez em um galpão. O sujeito se transforma em um monstro, mas acaba perdendo o combate. Saindo de lá, Leon e Ashley vão a um castelo antigo cheio de membros de uma seita macabra. Luis está lá e diz saber que ambos carregam um parasita. Ele volta para o castelo para buscar algo que possa esterilizá-los antes que seja tarde.

Lá dentro, um nanico com traje retrô se apresenta como Ramon Salazar, um discípulo de Lord Sadler e herdeiro do castelo. Ashey dá chilique, corre de Leon e cai em uma armadilha. Leon encontra Ada e confirma que ela trabalha com Wesker. Ela foge e recebe ordens para eliminar Leon.

Luis aparece com a cura e a amostra, mas é brutalmente assassinado pelo ferrão de Sadler. Clichê do grito após morte dramática. Leon liberta Ashley da armadilha. Ashley é tomada de novo por um inseto.

Krauser

Leon cai em um poço. Ao tentar voltar, ele mata insetos humanoides, gigantes, um Megazord espanhol e próprio Salazar, que virou um monstro melequento. Ada aparece e oferece uma carona de lancha até uma ilha próxima. Lá, o agente mata guerrilheiros e tira Ashley de uma cela… Só para que Sadler a capture em seguida outra vez.

Ada troca alfinetadas com Krauser, um outro aliado de Wesker, e descobre que o maromba foi designado para matar Leon. Os dois foram parceiros no passado. Krauser foi dado como morto em uma explosão e não apenas sobreviveu, mas também foi o responsável por sequestrar Ashley.

Ada dá uma ajudinha. Lá fora, eles se enfrentam e Krauser mostra que passou por mutações. O brutamontes perde. Leon recebe reforço de um helicóptero americano, mas como todo Resident Evil, a cota de helicópteros explodidos precisa ser preenchida. Krauser aparece vivo. Ada corrige esse erro.

De volta para casa

Leon encontra Ashley inconsciente e a tira da capsula, enquanto Ada distrai Sadler. Porém, quando Ada se distrai… É desmaiada por vilão. Eles acham uma forma de esterilizar o parasita.

Leon liberta Ada e enfrenta Sadler, que vira uma aranha nojenta. Ada joga uma bazuca para Leon, que atira no monstro. Sadler morre, Leon pega a amostra, Ada a rouba e foge. Como sempre, tudo acaba em autodestruição.

Eles saem da ilha em um jetski. No caminho de casa, Ashley xaveca Leon, mas ele não tá no clima. Sol no horizonte.

No próximo episódio...

Com esses vermes da seita de Saddler, as Las Plagas, nas mãos de Weske, o que pode acontecer? Agora que a Umbrella se foi, novas organizações ameaçam se apropriar dessas armas biológicas. E Chris, Jill, Claire e vários outros estarão prontos para quando isso acontecer.

Mas esses são eventos para outra ocasião. Não perca a continuação dessa história no próximo episódio de Flashback.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.