Voxel

Flashback TCG: conheça a história de Assassin's Creed até Black Flag [vídeo]

Último Vídeo

Este é o Flashback, a série do BJ que vai resumir pra você o enredo das franquias de games de um jeito objetivo e bem rápido. Neste primeiro episódio, trouxemos a história de Assassin's Creed — até Assassin's Creed IV: Black Flag.

A franquia a cada ano se expande e se torna mais complexa. Já são seis capítulos principais, quatro assassinos e uma história paralela no século 21 que ainda se mantem cheia de mistério. Tá meio perdido? Tudo bem, a gente tenta explicar.

Assassin’s Creed (2007)

Desmond Miles é um bartender que em setembro de 2012 é sequestrado pela misteriosa companhia Abstergo e passa a ser rato laboratório do pavoroso Warren Vidic e de sua assistente Lucy Stillman. Quando não está dormindo de calça jeans e sapato, Desmond é testado no Animus, uma máquina que pode analisar através do seu DNA memórias de seus antepassados.

Acontece que Desmond é descendente de uma longa linhagem de Assassinos e a Abstergo é a fachada moderna pra Ordem dos Templários. As duas facções estão em guerra fria há séculos e, enquanto os encapuzados lutam pelo livre arbítrio, os Templários querem acabar com o caos do mundo impondo um governo autoritário. A Abstergo precisa das memórias de Desmond pra levá-los diretamente a seu ancestral Altaïr Ibn-La'Ahad.

Uma viagem à Idade Média

No século 12, Altair falha em uma missão importante e é obrigado a baixar a bola e cumprir a tarefa dada por seu líder Al Mualim: matar nove pessoas espalhadas pela Terra Santa que estão que estão ligadas aos Templários.

A casa cai quando Altair descobre no fim da missão que há um décimo indivíduo entre esses caras corruptos: ninguém menos que seu próprio mentor. Nesse meio tempo, o velhote escravizou outros assassinos com o poder de um artefato mágico chamado de “a Maçã do Eden”, e é o paradeiro deste objeto que a Abstego quer saber ao verificar as memórias de Desmond.

Altair volta e mata Al Mualim. Ao tomar a Maçã, ele descobre que há dezenas de outras dessas peças sobrenaturais conhecidas como “Pedaços do Éden”. Em 2012, a Abstergo já conseguiu as informações que precisava e quer dar um fim em Desmond.

Pra sorte dele, Lucy é uma assassina disfarçada. Ela diz que é possível que ele adquira as mesmas habilidades especiais de seus antepassados. Desmond descobre que pode usar a Visão de Águia, uma habilidade dos Assassinos, e encontra seguida um recadinho secreto nada animador do último sujeito que foi cobaia da Abstergo: o mundo acabará em dezembro de 2012.

Assassin’s Creed II (2009)

Lucy tira Desmond do cativeiro e o leva até um esconderijo onde há mais dois assassinos dos tempos modernos, Shaun e Rebecca. Eles prometem treiná-lo e o colocam no Animus 2.0 pra fazer um tour pela Itália da Renascença e conhecer mais um ancestral da Ordem: Ezio Auditore da Firenze.

Ezio é um encrenqueiro namorador que descobre que seu pai mantém em segredo uma vida de assassino. Ele vê o pai e os irmãos sendo enforcados em praça pública, por terem sido acusados falsamente por membros de uma conspiração. Exatamente... os Templários.

Ezio promete se vingar das pessoas que destruíram sua família e ganha ajuda de outros assassinos como Maquiavel, Leonardo da Vinci e seu Tio Mario Auditore. Investigar e matar os alvos da conspiração levam Ezio ao poderoso Rodrigo Borgia, o líder dos templários que acaba se tornando mais tarde o Papa Alexandre Sexto. Ezio encontra mais um Pedaço do Éden e descobre que Rodrigo também possui outro, em formato de cajado. Em Roma, os dois caem no tapa ao som de música eletrônica.

Contos de uma antiga civilização

Ezio poupa Rodrigo e descobre uma câmara secreta no Vaticano que o leva até Minerva: uma deusa, uma louca... uma alienígena? Minerva diz que faz parte de uma antiga civilização que criou os humanos, mas que em algum ponto entrou em guerra contra eles.

Um cataclismo quase destruiu ambas as raças e agora uma mensagem está sendo transmitida pra que isso não aconteça de novo. O recado é pra Desmond, 500 anos no futuro. Ezio é apenas o canal. 

 Assassin’s Creed: Brotherhood (2010)

Desmond, Lucy e Shaun têm seu esconderijo descoberto pelos templários. Eles vão pra Vila Auditore, um bom ponto de partida pra descobrir mais pistas sobre o que Minerva disse e encontrar a Maçã do Éden de Ezio.

De volta à Itália Renascentista, onde todos falam como o elenco de Terra Nostra, Ezio descobre que foi um erro ter deixado Rodrigo vivo. Tropas atacam Vila Auditore lideradas pelo filho do Papa, Cesare Borgia, que pega a Maçã do Eden e mata Mario.

Uma nova irmandade

Ezio ganha roupas mais legais e quer dar o troco formando uma nova irmandade de assassinos, da qual se torna líder. “Nada é verdade, tudo é permitido”. Os Borgia passam por conflitos de interesse em casa e o Papa acaba pagando a conta — a distração perfeita pra que Ezio consiga roubar de volta a Maçã do Éden. Cesare chega nesse momento, tenta impedir, mas no fim acaba ficando à mercê da gravidade.

Ezio guarda a Maçã em uma câmara secreta no Coliseu, onde nossos amiguinhos do século 21 entram pra recuperá-la. Uma mensagem enigmática da antiga civilização surge, agora na voz de Juno. Todos ficam congelados no tempo, Desmond tem seu corpo possuído e bang! Esfaqueia Lucy.

 Assassin’s Creed: Revelations (2011)

William Miles, pai de Desmond e também um membro da Ordem dos Assassinos, sai a socorro de Shaun e Rebeca. É revelado que Lucy, que acabou morrendo, era na verdade uma templária se passando por aliada. Já Desmond, teve um colapso pelo stress do evento e acaba entrando em coma.

William põe seu filho de volta no Animus tentando resolver isso. Dentro da máquina, em uma realidade subconsciente, Desmond encontra a mente do Indivíduo 16 -- o sujeito que antes de morrer deixou aquelas mensagens escondidas nas paredes da Abstergo. A recomendação dada por ele é que, pra sair do coma, Desmond deve encontrar as memórias dos últimos anos de Ezio e Altair, até que nada mais esteja escondido.

Ezio, agora um cinquentão, viaja até a Síria pra buscar conhecimento na biblioteca do Masyaf, onde a Ordem dos Assassinos foi liderada por Altair. Os templários também querem o que há lá dentro, mas a porta da biblioteca é intransponível e pede cinco chaves. Ezio sai pra procurar as chaves e a cada uma que encontra, acessa as memórias de Altair, fazendo várias descobertas.

A dolorosa jornada de Altair

Após matar Al Mualim, Altair se torna o mentor dos assassinos... constitui uma família... e expande o credo pra outros lugares. É traído, tem seu filho morto por um usurpador e vê sua mulher morrer tragicamente em seus braços. Altair foge com seu filho mais velho para o exílio.

20 anos depois, ele volta e toma seu lugar de direito. Depois de pedir que as cinco chaves sejam distribuídas e escondidas, Altair se fecha na biblioteca com a Maçã, impedindo que ela caia nas mãos erradas. Ezio encontra seu corpo séculos depois e ao se aproximar do artefato, cria uma espécie de link no tempo e bate um papo com Desmond.

Júpiter, outro dos membros da primeira civilização, surge e fala que Desmond deve ir até uma última câmara pra tentar impedir a destruição da Terra, que será causada por uma explosão solar. Eles criaram os primeiros assassinos Adão e Eva deram aos dois a Visão de Águia. Desmond acorda do coma.

Assassin’s Creed III (2012)

Em uma caverna próxima a região de Boston, Desmond acessa a câmara central com a Maçã e percebe que falta uma última chave para completar sua missão, ele precisa ver as memórias de mais um antepassado.

No século 18, Haytham Kenway rouba a chave e pede que a indígena Ziio mostre pra ele onde fica a caverna. Ele não consegue entrar porque não tem a Maçã. Haytham e DZiio caem no lesco-lesco. Pouco tempo depois, descobrimos que Haytham é na verdade é um templário. Cabeças explodem, ancestral errado.

Desmond entra de novo no Animus e conhece o filho de Haytham e Ziio, o temível Connor — que gosta de brincar de esconde-esconde. O braço direito de Haytham, Charles Lee, supostamente destrói a aldeia do garoto, provocando a morte de sua mãe. Connor recebe uma mensagem de Juno através de um dos Pedaços do Éden, dizendo que ele deve proteger a região da caverna. Mais tarde, ele é mais tarde treinado por Aquiles, um assassino aposentado. 

A missão de Connor, o fardo de Desmond

Para fazer a câmara funcionar, Desmond viaja pelo mundo pra coletar plugues. No caminho, ele finalmente mata Vidic e assiste um pouco de UFC no Brasil. Connor defende os colonos na Guerra da Independência, mas percebe que nenhum dos lados é flor que se cheire.

Principalmente quando descobre que foram os soldados americanos, e não Lee, que incendiaram sua aldeia. Juno conta pra Desmond sobre a primeira civilização e sobre Aíta, seu marido que se sacrificou em um experimento pra salvar a humanidade.

Connor mata seu próprio pai e depois Charles Lee, pega a chave e a enterra. Desmond recupera o amuleto e ao abrir a câmara descobre que Juno é uma trapaceira que quer conquistar o mundo. Tocar o pedestal da câmara faria com que o mundo fosse poupado, mas isso libertaria Juno e mataria Desmond. Não tocar, faria que poucos sobrevivessem e que todo o ciclo acontecesse de novo em alguns milênios. Desmond toca, salva o mundo, liberta Juno e morre. Hã!? Mas que diabos

Assassin’s Creed IV: Black Flag (2013)

É, Desmond está morto. A Abstergo encontrou seu corpo e agora usa seu DNA pra revisitar a história de assassinos da sua linhagem. Comercialmente, ela tá querendo lançar o Animus como experiência passiva pra entretenimento. E o primeiro projeto se concentra em Edward Kenway, o pai de Haytham e avô de Connor.

Edward é homem ambicioso que é deixado por sua esposa Caroline quando tenta perseguir o sonho de alcançar fortunas, se tornando marujo de um navio pirata. Após um ataque, ele mata um assassino traíra que estava pra se unir aos Templários e toma sua identidade.

Os Templários buscam um lugar chamado o Observatório, onde há um dispositivo que pode localizar qualquer pessoa no mundo. Pra encontrá-lo, eles precisam de Roberts, um dos chamados Sábios. Roberts escapa dos Templários e Edward tem sua identidade descoberta.

Ao conhecer um grupo de Assassinos, Edward vê o mesmo rosto do Sábio em uma escultura de séculos atrás — com bigode macho man e tudo. Ele acha Roberts e vai com ele até o Observatório. Edward é traído. Em uma revanche, ele fere Roberts mortalmente, que fala em seus últimos momentos de forma apaixonada sobre uma mulher que ele precisa ver de novo.

Um gaiato no navio

No século 21, o analista de pesquisa da Abstergo que está vivenciando a história de Edward é chantageado por John — um cara do TI que quer que algumas tarefas sujas sejam feitas. Shaun e Rebeca estão infiltrados lá pegando informações dos templários.

O novato acaba descobrindo que o lance do entretenimento é só fachada e que o que a Abstergo quer é achar o Observatório. Em certo momento, ele dá de cara com Juno que se projeta em um holograma. Ela diz precisar de um corpo orgânico e fala enigmaticamente de uma missão.

John parece ser obcecado e apaixonado por Juno. Ele revela seu rosto, que é igual ao de Roberts, um Sábio. John injeta algo no novato, dando a entender que isso fará com que Juno possa usar seu corpo como receptáculo. O Sábio conta que foi o experimento dela que fez com que ele ficasse renascendo como humano. Os templários chegam, John morre.

Um homem de família

No século 18, os assassinos conseguem selar o Observatório, que permanecerá fechado até a chegada de outro sábio. Edward promete se juntar à Ordem dos Assassinos assim que consertar seu casamento. Uma carta chega.

Caroline adoeceu e morreu, mas anos atrás deu à luz a uma filha de Edward que está indo ao seu encontro. Todos chora. Quando retorna à Inglaterra, Edward se casa novamente e tem Haytham Kenway.

 O que esperar de Unity e Rogue?

Foi prometido que o próximo grande lançamento da franquia seria uma espécie de recomeço, um ponto de partida pra novos jogadores. Mas parece que ainda temos muitas pontas soltas por aí. Os templários encontrarão o Observatório? O que Shaun e Rebeca estão planejando? Os Sábios seriam reencarnações de Aíta? Qual é o plano de Juno?

Aguardamos todas essas respostas no dia 11 de novembro, em Assassin’s Creed: Unity e Assassin's Creed: Rogue. Confira também em breve nossas análises e videoanálises sobre os dois games aqui no BJ. Até a próxima!

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.