Foco da Square será criar jogos JRPG depois do sucesso de Bravely Default

Foco da Square será criar jogos JRPG depois do sucesso de Bravely Default

Último Vídeo

O jogo exclusivo de Nintendo 3DS, Bravely Default, tem se mostrado um verdadeiro sucesso no Ocidente, pois resgatou os conceitos dos clássicos games de J-RPG e os modernizou, sem fazer com que eles perdessem suas essências (veja a análise do BJ aqui!). Graças ao grande sucesso do título, o pessoal da Square Enix parece estar reavaliando as suas noções de demanda do público ocidental em relação aos típicos JRPGs – algo que pode levar ao desenvolvimento de mais títulos do gênero.

Originalmente, títulos como Chrono Trigger e Final Fantasy sempre foram os grandes games do estúdio, porém ultimamente novos gêneros foram abrangidos pelos jogos da Square Enix na tentativa de atingir públicos maiores e mais lucrativos.

Contudo, segundo o presidente da Square Enix, Yosuke Matsuda, o foco original nos JRPGs pode voltar devido ao sucesso de Bravely Default – inclusive, o criador do jogo, Takehiko Terada, já afirmou que novos projetos em relação ao título vão ocorrer, como noticiamos aqui no BJ.

Quando o público é maior, o foco pode se perder

Em entrevista ao site Nikkei Trendy, o presidente Yosuke Matsuda afirmou que a empresa perdeu parte do foco em JRPGs ao criar jogos para audiências globais. "Se você se concentrar demais nos públicos globais, você pode acabar perdendo [a atenção das] pessoas para quem realmente está produzindo os jogos", admitiu Matsuda. Para exemplificar, o presidente citou o título Hitman: Absolution, que sofreu sérias críticas por se distanciar demais das propostas originais da série para vender para públicos mais amplos.

"Quanto aos nossos games AAA que estamos desenvolvendo atualmente para séries, nós basicamente decidimos voltar às raízes e nos concentrarmos nos públicos específicos", disse o presidente. A Square possui títulos de franquias como Tomb Raider, Deus Ex e Hitman em desenvolvimento.

Um mercado específico, será?

O presidente também disse anteriormente que quando os desenvolvedores criavam títulos que se distanciavam do público japonês, acabavam por desenvolver jogos que não se enquadravam muito nem no público ocidental e nem no oriental.

"Por outro lado, nós temos jogos tipicamente no estilo JRPG, como Bravely Default, que foram criados especificamente para japoneses e que acabaram vendendo muito bem no mundo todo", comentou ele. Segundo o presidente da Square, graças ao recente título de 3DS foi possível ver que fãs de JRPG realmente estão espalhados pelo mundo, seja na América do Norte, na América do Sul ou na Europa.

"Com isso em mente, temos um senso de um mercado de nicho que é perdido. Dos jogos que nós estamos desenvolvendo desse ponto em diante, apesar de isso soar meio extremo, nós estamos conversando para transformá-los em verdadeiros JRPGs. Eu acredito que desse jeito nos podemos nos focar melhor no nosso público, além de também trazer melhores resultados", finalizou Yosuke Matsuda. E você, gostou de saber disso? Pelo jeito podemos esperar por novos títulos JRPG de peso em breve.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.