Voxel

Fortress: sequência cancelada de Final Fantasy XII ganha imagens e vídeos

Último Vídeo

Capítulo secundário que daria prosseguimento à história de Final Fantasy XII, o projeto Fortress foi cancelado pela Square Enix em 2009 — o que provocou o fim do estúdio Grin. No entanto, os seis meses de trabalho da produtora não foram totalmente desperdiçados, já que muitos de seus ex-empregados utilizam parte do que foi criado no período em seus portfólios pessoais.

Interessado no game, um usuário do fórum NeoGAF reuniu uma coleção imensa de imagens, artes conceituais e vídeos que mostram como ele poderia ser caso tivesse sido lançado. Pelo que podemos apreender desse material, o título teria inimigos semelhantes a Vikings e batalhas em uma escala inédita para a série.

O material coletado mostra que o estúdio já estava trabalhando no design de diversos personagens e em storyboards para algumas das cenas não interativas do título. Além disso, é possível ver que pelo menos dois rostos conhecidos iriam retornar no spin-off: Basch (um dos heróis do jogo-base) e Larsa, personagem que não podia ser controlado diretamente na aventura principal.

Segundo os cofundadores da Grin, Bo e Ulf Andersson, o cancelamento do projeto foi fruto de uma “traição” da Square Enix. Na época, a empresa japonesa chamou a atenção de forma negativa por não ter pagado o estúdio pelo trabalho que havia sido realizado — situação que acabou decretando sua morte pouco tempo depois.

 

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.