Voxel

FPS cancelado da Crytek seria uma aventura cyberpunk entre Half-Life e MGS

Último Vídeo

Fonte da imagem: Reprodução/Brian J. Audette
Um dos projetos abandonados pela Crytek ganhou recentemente novos detalhes. Trata-se de “Engalus”, FPS que se encontrava em desenvolvimento em 1999, e que, após algumas demonstrações, acabou engavetado. Conforme descobriu o site Superannuation, o game trazia uma proposta de aventura, a qual utilizaria como palco um típico universo cyberpunk.

Os detalhes foram encontrados no site pessoal de Brian J. Audette, projetista que havia sido contratato, inicialmente, como designer de fases de “Engalus” — sendo, posteriormente, promovido a designer-chefe.

Fonte da imagem: Reprodução/Brian J. Audette
De acordo com arquivos do portfólio online do artista, o game teria elementos de RPG e contaria a história de um assassino a serviço do governo que acabava enviado a regiões remotas para resfriar os ânimos de alguns ativistas. O game tirava o seu nome de um artefato alienígena homônimo que era encontrado protagonista. De acordo com Audette, a história se localizava em algum ponto entre Half-Life e Metal Gear Solid.

Uma “ponta” em Deus Ex

Audette menciona ainda uma demonstração tecnológica produzida por ele e sua equipe, a qual “contribuiria” para um acordo de desenvolvimento com a Ubisoft. A demo foi exibida em caráter privado durante a E3 de 2000 e, mais tarde, publicamente, por meio da NVIDIA. Depois disso, entretanto, o game acabou abandonado.

Fonte da imagem: Reprodução/Brian J. Audette
A página do designer também menciona um mod de Deus Ex desenvolvido em 2000. A releitura trazia elementos oriundos da trama de Engalus — tanto elementos de design quanto diálogos. “Como nunca tive a oportunidade com a Crytek, eu decidi implementar, por conta própria, um pouco da jogabilidade que havíamos planejado para Engalus utilizando Deus Ex”, explica o artista.

“O resultado é um mod que concentra muito do segundo ato da trama de Engalus — completo, com diálogo originai, fases únicas e utilizações extensivas do script”, conclui Audette.

A galeria abaixo traz diversas imagens conceituais do Engalus.

Fontes: Brian J. Audette, Superannuation

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.