Google está usando atividades recentes para sugerir pesquisas

1 min de leitura
Imagem de: Google está usando atividades recentes para sugerir pesquisas
Imagem: Google
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O Google está usando as atividades recentes do usuário em seu buscador para sugerir pesquisas alternativas. Essas alterações no motor de buscas têm sido identificadas por alguns internautas, de acordo com o Android Police, mas ainda não foram confirmadas pela gigante de Mountain View.

Segundo a publicação, não se sabe se este novo recurso leva em conta somente as atividades recentes na web, ou se é baseado nos dados do usuário em outros aplicativos e serviços nos quais o internauta esteja logado em uma conta do Google.

Para exemplificar o que está ocorrendo, um dos editores do veículo usou o Google para pesquisar sobre licenciamento de servidores. Na sequência, ao realizar uma nova pesquisa sobre um produto específico, a ferramenta tentou relacionar as duas buscas, sugerindo um item que teria a ver com a atividade anterior na plataforma.

O buscador se baseou na pesquisa anterior para fazer esta sugestãoO buscador se baseou na pesquisa anterior para fazer esta sugestãoFonte:  Android Police/Reprodução 

Como podemos ver na imagem acima, o Google mostra claramente que apresentou um resultado influenciado pela pesquisa anterior — repare na expressão “suggested based on your recent activity” ou “sugerido com base em sua atividade recente”, em tradução livre.

Facilitando as buscas

Este novo recurso do Google pode facilitar bastante as pesquisas, ajudando o usuário a encontrar realmente o que procura. Atualmente, se você inicia a busca procurando uma empresa de limpeza chamada Apex, por exemplo, e na sequência quiser saber a reputação dela, digitando algo como “Apex reviews”, será direcionado a resultados que remetem a um game.

Mas com a mudança no motor de buscas, surgirá na tela uma sugestão relacionada à reputação da empresa Apex durante uma nova pesquisa sobre o tema. A nova ferramenta também pode ser útil em diversas outras situações, como nas buscas de receitas e pratos específicos.

Por enquanto, a novidade parece funcionar apenas em determinadas regiões. É possível que o Google comece a testá-la com uma pequena base de usuários antes de disponibilizá-la para todos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.