ASMR tem maior impacto em pessoas ansiosas e neuróticas, mostra estudo

2 min de leitura
Imagem de: ASMR tem maior impacto em pessoas ansiosas e neuróticas, mostra estudo
Imagem: Shutterstock

Nem todos conseguem experimentar ASMR, sensação prazerosa de formigamento despertada por estímulos específicos, como o som de sussurros, a imagem de alguém escovando o cabelo ou o toque ao receber uma massagem. Ela começa no couro cabeludo e pescoço, e pode se espalhar para o resto do corpo.

Um estudo do Departamento de Psicologia da Northumbria University sugere que a capacidade de sentir o fenômeno pode estar relacionada a traços maiores de ansiedade e neuroticismo. Os pesquisadores concluíram que a sensação pode beneficiar quem a vive, auxiliando na redução de estados momentâneos de ansiedade.

O estudo incluiu 64 voluntários: 36 relataram experimentar ASMR e 28 não. Eles assistiram a um vídeo com estímulos para a sensação, preencheram questionários para avaliar seus traços de personalidade e estado de ansiedade antes e depois de assistir ao vídeo.

Os participantes mais ansiosos e neuróticos apresentaram níveis maiores de ansiedade antes de assistir ao vídeo, que foi reduzida com a experiência. Quem não sentiu a ASMR não observou alterações e engajou significativamente menos com o vídeo.

ASMRVídeos de ASMR se popularizaram na última década. Estímulos como o som de toques leves, papel sendo amassado e pinceladas no microfone podem despertar a sensação. (crédito: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Para medir o engajamento, os pesquisadores aplicaram questionários com perguntas sobre o potencial do vídeo de acalmar ou relaxar, provocar desconforto e levar à sensação de sono. Aqueles que engajaram mais com o vídeo tiveram maior redução em seu estado de ansiedade.

O estudo foi publicado na revista científica PLoS ONE nesta quarta (2). Entre suas limitações, está que somente oito dos participantes que viveram a sensação não haviam sido expostos a ela anteriormente. Assim, são necessários mais estudos com quem não a conhece para confirmar a extensão do efeito de relaxamento.

Apesar disso, as evidências atuais levam os pesquisadores a sugerir que esta pode ser uma intervenção para indivíduos com altos níveis de ansiedade e neuroticismo no geral: “Assistir a um vídeo de ASMR reduziu a ansiedade de quem experimentou o formigamento, mesmo que não estivesse familiarizado com o fenômeno. As características de personalidade ligadas à alta ansiedade também foram associadas a esses benefícios, então pode ser uma intervenção psicológica adequada para indivíduos ansiosos em geral."

ASMR: o orgasmo cerebral

A sigla ASMR vem de Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano, indicando que é uma sensação que ocorre de forma involuntária em resposta a um estímulo e desperta intenso prazer. Apesar de não ser sexual, alguns o chamam de “orgasmo cerebral”.

O fenômeno se popularizou com vídeos online, em que sons e imagens específicos despertam a sensação. Esta matéria do MegaCurioso lista estímulos que costumam despertá-lo.

Para sua melhor compreensão, os pesquisadores sugerem que próximos estudos incluam técnicas de imagem cerebral, como ressonância magnética funcional e eletroencefalograma, para identificar potenciais mecanismos que levam à redução de ansiedade proporcionada pela ASMR.

ARTIGO: Untangling the tingle: Investigating the association between the Autonomous Sensory Meridian Response (ASMR), neuroticism, and trait & state anxiety - PLoS ONE

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.