Google lança Gemma, uma IA de código aberto baseada no Gemini

2 min de leitura
Imagem de: Google lança Gemma, uma IA de código aberto baseada no Gemini
Imagem: Google

O Google anunciou nesta quarta-feira (21) o lançamento de um novo modelo de linguagem de inteligência artificial (IA). A novidade se chama Gemma, uma plataforma de código aberto voltada para empresas e pesquisadores interessados em explorar o tema e criar as próprias IAs.

De acordo com a companhia, a Gemma é construída a partir da mesma pesquisa e tecnologia do Gemini, o atual modelo de linguagem principal da empresa. Entretanto, essa é uma versão simplificada e mais compacta, embora ainda seja bastante poderosa.

A Gemma começa a ser disponibilizada já a partir de hoje em duas variantes: a Gemma 2B e a Gemma 7B, que diferem em tamanho do modelo. Ambas as versões são pré-treinadas pelo Google e podem ser adaptadas via instruções para operar a partir de especialidades, de acordo com o projeto em que ela é aplicada.

Os novos modelos abertos de IA do Google

As variantes da IA Gemma possuem um framework flexível e compatível com diferentes padrões de trabalho. Além disso, eles contam com medidas de segurança próprias do Google, com "ajustes rigorosos" e seleções de dados revisadas.

O kit de ferramentas de IA generativa "responsável" inclui uma série de ajustes já feitos, além do espaço para cada desenvolvedor adicionar os próprios parâmetros de segurança — como uma lista de palavras proibidas, por exemplo.

No site da Gemma, que está disponível inclusive em português, já é possível começar a estudar o modelo e até aplicá-lo em ambientes via Kaggle (gratuitamente) ou Google Cloud (com um bônus inicial em créditos para pesquisadores selecionados usarem no serviço).

Você também pode iniciar guias rápidos para se familiarizar com o modelo antes de trabalhar com ele em projetos mais complexos.

Segundo comparativos da companhia, a amplitude de conhecimento da Gemma mesmo só com o pré-treinamento é superior aos modelos rivais Mistral e LLAMA-2, da Meta, assim como a sua capacidade de resolver problemas.

O teste MMLU de comparação de modelos de linguagem coloca as duas versões do Gemma na frente de rivais.O teste MMLU de comparação de modelos de linguagem coloca as duas versões do Gemma na frente de rivais.Fonte:  Google 

A ideia da gigante de Moutain View com a Gemma é fornecer um modelo aberto que estabelece ainda mais a companhia como nome forte no campo da IA. Entretanto, a novidade é também uma forma de a empresa não entregar o código do seu principal projeto no setor, o Gemini, que ainda busca espaço na briga contra o ChatGPT e o Microsoft Copilot.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.