Por que um gamer deveria considerar um monitor curvo como próximo upgrade?
185
Compartilhamentos

Por que um gamer deveria considerar um monitor curvo como próximo upgrade?

Último Vídeo

Se você, assim como eu, tem um pouquinho mais de idade, deve se lembrar que a gênese da jogatina em computadores e consoles eram feitas através de monitores CRT, ou tubo raios catódicos que tornaram populares as expressões “TV e monitor de tubo”. Era uma época em que nossa imaginação e entusiasmo tinham que fazer boa parte do trabalho transformar aqueles pixels e polígonos na tela em uma experiência realmente “imersiva”.

Pois bem: o tempo passou e não apenas os games evoluíram como também a forma como tudo isso é transmitido. Gráficos mais realistas não fariam o menor sentido se monitores melhores e com melhor definição não acompanhassem, resoluções maiores não significam nada sem um monitor ou TV compatível… Mas a evolução foi além disso: ela não só mexeu com especificações técnicas como também mexeu com a forma física das telas.

A AOC é uma das companhias que vivenciou essa evolução e está trazendo um avanço significativo para a sua linha Agon de monitores. Os modelos possuem tamanho a partir de 25 polegadas e vão até 35 ultrawide, e frequência de atualização de 144, 165 e 240hz, – com alguns modelos específicos dotados da tecnologia AMD Free Sync ou do NVIDIA G-Sync.

AOC Agon

A experiência, no entanto, vai além disso.

Da proporção ao formato

Depois das mudanças de proporção – que veio do tradicional 4:3, passando pelo 16:9 (o wide, mais popular atualmente) e chegando em 21:9, chamado de ultrawide –, as fabricantes perceberam recentemente que essa largura maior das telas não bastava: era necessário encontrar uma forma de usar esse aumento de perspectiva periférica para “envolver” o usuário.

Em TVs essa curvatura tem um impacto infinitamente menor em função da distância que você fica da fonte das imagens, enquanto em monitores com proporção 16:9 as coisas melhoram um pouco… Mas é em monitores ultrawide que você consegue aproveitar, de fato, o que um monitor curvado pode fazer. Ainda assim, como foi no caso do nosso redator Bruno Micali, a TV curva facilitou muito a transição para a experiência de teste que teve com o monitor Agon da AOC.

“Como eu já tenho uma TV curva de 55 polegadas em casa, a experiência com o monitor, que segue a mesma filosofia de formato, foi bastante orgânica. Cada extremidade da curvatura "abraça" os olhos de forma que a visualização seja a mais natural possível”, explicou o nosso Mica. “Pra shooters e mundos abertos, por exemplo, dois de meus gêneros favoritos, os olhos alcançaram os ‘cantos’ da tela exigindo menos esforço da vista. Isso se reflete no tempo de resposta também: foi praticamente nulo. Hoje, responsividade tem a mesma importância que o visual propriamente dito.”

AOC Agon

Com gráficos cada vez melhores e mais realistas, o estímulo visual e a forma como tudo isso é entregue se tornou um ponto fundamental para garantir que o jogador esteja envolvido na experiência de forma completa e, portanto, a escolha de um monitor também se tornou fundamental.

Envelopando sua visão

Há diversos questionamentos sobre o impacto substancial da curvatura da tela na hora da jogatina, mas em monitores maiores e em gêneros específicos, a experiência fica substancialmente mais rica. Games de tiro em primeira pessoa são excelentes exemplos: com um campo de visão mais largo, um monitor flat vai exigir que você desloque sua visão para as bordas constantemente para que você não perca detalhes do que está acontecendo.

Em um monitor curvo, por outro lado, sua visão é “envelopada” por uma perspectiva mais direcionada e que permite, entre outras coisas, que essa movimentação nas bordas seja captada pela sua visão periférica. Jogadores de MOBA também podem ser beneficiados por esse mesmo aspecto, visto que o gênero é fortemente baseado por visão de jogo – antecipar a visão do inimigo pode ajudar a evitar aquele gank iminente.

AOC Agon

O mesmo vale para os fãs de simuladores de corrida, por exemplo: a visão de dentro do cockpit já é limitada por si só, então todo e qualquer centímetro adicional de visão lateral pode ser a diferença entre uma disputa de posição limpa ou uma fechada de porta porque, simplesmente, você não viu um competidor ao seu lado.

Foi o caso de Dainon Machado, entusiasta de simuladores de corrida e também de simuladores militares, como ArmA 3. Há alguns meses optou por utilizar um monitor curvo ultrawide, como é o caso do Agon de 35 polegadas ultrawide. “O monitor curvo ultrawide surgiu como uma alternativa à compra de um setup triplo de monitor para os jogos/simuladores de carro e automobilismo. Isso porque ocupa menos espaço do que um setup de triplo monitor”, explicou.

Outros simuladores, como os de voo, também se beneficiam muito disso porque, onde quer que seu foco horizontal de visão esteja, ele vai estar preenchido por uma imagem.

Todos esses pontos convergem em um elemento essencial da jogatina: imersão.

Imersão e intuitividade

Um monitor curvo de alta qualidade é o mais próximo que você pode chegar de uma realidade virtual sem o uso de óculos específicos para isso. O “envelopamento de visão” que falamos antes contribui para isso e só é possível porque a perspectiva se torna mais natural ao que estamos habituados.

AOC Agon

Dos exemplos citados acima, seja no âmbito competitivo ou no casual, estar imerso e ter uma experiência mais intensa acaba também resultando em uma jogatina mais intuitiva. Reações mais rápidas, foco maior e mais atenção ao que está rolando na tela são alguns dos benefícios que você pode tirar de tudo isso.

Além da jogatina

É evidente que o monitor curvo tem um impacto expressivo na jogabilidade, mas vai além: ele pode tornar você mais produtivo também no dia a dia.

“Outro ponto que gosto muito de meu monitor é sua utilização para filmes e, obviamente, multitasking (conduzir mais de uma tarefa ao mesmo tempo). A aquisição de um ultrawide está diretamente ligada à maior produtividade para mim. De acordo com minhas necessidades e expectativas, acredito que o ultrawide curvo foi muito bem vindo e não me arrependo um segundo sequer dessa aquisição”, afirmou Dainon.

Seu próximo upgrade

Embora o custo deste tipo de monitor seja um pouco maior que o dos convencionais, é impossível dizer que não seja um upgrade que valha a pena se você tem condições e deseja tornar sua experiência, seja no PC ou no consoles, ainda mais intensa e imersiva.

AOC Agon

Existem diversos modelos disponíveis hoje no mercado e a AOC, que ofereceu essa matéria, conta com a linha Agon de monitores gamer curvos que você pode conferir diretamente no site da fabricante em seus mais diversos modelos.

Esta matéria contém conteúdo pago

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.
Voltar para notícia
Carregando...
Comentários
Carregando...
Este comentário foi apagado. Desfazer
+1
-1
Este comentário foi apagado. Desfazer
Responder Excluir Editar
+1
-1
Ver mais comentários Ver mais comentários