Companhia francesa apresenta teclado personalizável com tecnologia E ink

1 min de leitura
Imagem de: Companhia francesa apresenta teclado personalizável com tecnologia E ink

Imagine um teclado que pode ser personalizado de acordo com suas necessidades. Essa é a proposta da Nemeio, companhia do conglomerado francês LDCL. Durante a CES 2019, a empresa exibiu um modelo para conexão Bluetooth com tecnologia E ink, que pode ter suas teclas reconfiguradas, de acordo até mesmo com um ou mais programas que seu usuário estiver explorando. Com suporte para qualquer tipo de caractere, ele pode ser também alterado para vários idiomas.

A mudança de layout do teclado pode ser feita graças a um software da Nemeio, o qual permite que isso ocorra facilmente com gestos de tocar e arrastar. Por outro lado, o equipamento ainda oferece entrada USB clássica e do tipo C, facilitando o uso de outros dispositivos importantes, como mouse. Devido à conexão Bluetooth, pode ser usado via computador, celular e TV.

Proposta é boa, mas pode ainda não ser tão atrativa

A empresa garante que, por causa da tecnologia E ink – presente nos e-papers –, seu teclado não cansa os olhos, por ter um tipo de iluminação próxima à de um papel. Dito isso, ele pode ser mais econômico quanto ao uso de energia e oferecer maior autonomia. Ainda defende que o aparelho possui “um design refinado, com corpo metálico escovado de alta qualidade”. Partindo para a realidade, a ideia parece ser muito boa. Mas, segundo matéria do site de tecnologia The Verge, em testes rápidos ele apresentou alguma lentidão na navegação, e seu preço pode não ser dos mais atrativos, ficando entre os 300 e 500 dólares.

Vale ressaltar também que esse tipo de componente não é novidade, pois já foi lançado por algumas empresas, como a Razer e Art. Lebedev. Com seu Touch Bar, a Apple também tem sua versão com um modo de reconfiguração mais simplificado. Mesmo assim, esses modelos não despertaram tanta atenção do público em geral.

Já o teclado E ink da Nemeio ainda não recebeu nome nem data de lançamento oficial. Com seus prós e contras, talvez ele seja o pontapé para uma mudança considerável no mundo dos teclados.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.