Governo da Índia compra software forense e poderá até mesmo invadir iPhones

1 min de leitura
Imagem de: Governo da Índia compra software forense e poderá até mesmo invadir iPhones
Imagem: Cellebrite

De acordo com o jornal local The Economic Times, o governo da Índia está negociando a compra de uma solução forense que lhe dará o poder de descriptografar e extrair informações de praticamente qualquer dispositivo móvel envolvido em investigações criminais, incluindo iPhones. A ferramenta será empregada pelo Laboratório de Ciência Forense (FSL no original em inglês) do país, e também poderá ser alugada para outros órgãos da região.

A solução em si é da Cellebrite, marca israelense que ficou famosa após ter supostamente ajudado o FBI a invadir um iPhone do caso San Bernardino. Vale lembrar que o TecMundo já visitou a sede da empresa no Brasil e conferiu de perto como funciona tal produto. Na ocasião, tivemos a oportunidade de ver um iPhone 4 equipado com o iOS 7.1.2 sendo invadido e observar uma análise investigativa dos dados contidos no aparelho.

Além do FBI, a solução da Cellebrite também é usada pela Interpol e pela CIA. Em março deste ano, até mesmo a Polícia Federal utilizou a ferramenta durante as investigações da Operação Lava Jato. Entrevistado pelo The Economic Times, um oficial da FSL afirmou que a tecnologia deve estar à disposição para as autoridades indianas em mais ou menos um mês.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.