Google testa nova barra de pesquisa na tela do Android

1 min de leitura
Imagem de: Google testa nova barra de pesquisa na tela do Android
Imagem: GettyImages

O Google começou a testar uma mudança na interface do aplicativo oficial do buscador para Android. A alteração envolve migrar a barra de pesquisa para a parte de baixo da tela do celular.

Segundo o The SpAndroid, que identificou a novidade, o recurso ainda não é definitivo. Ele foi adicionado na atualização Beta 14.48.26.29.arm64 do app do Google, mas não é ativado por padrão e por enquanto deve ser oferecido apenas como uma alternativa de design.

A barra de busca na parte inferior do app.A barra de busca na parte inferior do app.Fonte:  The SpAndroid 

Com a mudança, a barra de pesquisa é movida do topo para o final do display, próximo dos ícones de atalho do aplicativo. Nem mesmo depois que a pesquisa é realizada o botão volta para a sua posição original, permanecendo a todo momento na parte de baixo e "se descolando" da logo da empresa.

A mudança foi captada em imagens pelo SpAndroid tanto na interface padrão da ferramenta quando no modo escuro.

O app do Google vai mudar?

A ideia do Google é facilitar o acesso a esse recurso em especial quando o usuário está usando o aparelho apenas com uma das mãos e precisa digitar ou tocar na tela usando o polegar.

A interface modificada, agora no modo escuro da ferramenta de busca.A interface modificada, agora no modo escuro da ferramenta de busca.Fonte:  The SpAndroid 

Além disso, essa é uma forma do Google se adaptar ao design dos smartphones nos últimos anos. Cada vez mais, os modelos estão ficando com telas maiores e bordas menos espessas, o que significa que mais conteúdo é exibido na parte dianteira dos dispositivos.

Por enquanto, a companhia não comentou oficialmente a realização dos testes no app do Google para Android. Ainda não é possível saber, por exemplo, se essa mudança será obrigatória para todos os usuários ou então oferecida apenas como uma possibilidade de personalização.

Ainda não há uma previsão para que os experimentos terminem e o recurso seja implementado ou não na versão definitiva do aplicativo. O recurso ainda não foi detectado na versão do app da Google para o iOS.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.