Grande sucesso do PS4 pode ser responsável pelos problemas de DriveClub

Grande sucesso do PS4 pode ser responsável pelos problemas de DriveClub

Último Vídeo

Lançado recheado de problemas de servidores no ano passado, DriveClub era uma das grandes promessas do console que acabou não gerando a reação esperada entre o público. Segundo Shuhei Yoshida, pelo menos parte dos problemas enfrentados pelo título pode estar ligado ao sucesso do PlayStation 4 —que até hoje continua a superar as expectativas de vendas estipuladas pela Sony.

“Não estávamos esperando que tantas pessoas comprariam um PlayStation 4 e teriam uma assinatura da PlayStation Plus”, afirmou Yoshida em uma entrevista à Eurogamer. “Como DriveClub inicialmente estava programado para ser um título de lançamento do sistema, o número de pessoas que iriam baixar a versão gratuita da PS Plus seria muito menos que dois anos após o lançamento”, explicou.

Segundo ele, foi somente após o lançamento do console que eles perceberam como seria difícil suportar milhões de pessoas fazendo downloads e jogando o título online. “O time de desenvolvimento teve que voltar ao quadro branco e mudar a engenharia por parte do servidor”, justificou o executivo.

Sobre lançamentos exclusivos

Yoshida também atribui o grande número de vendas à impressão que parte do público tem de que a plataforma possui menos títulos exclusivos de peso do que a concorrência. “É até meio irônico, em certo sentido, quando uma plataforma está indo muito bem, mas tem alguns problemas no lado de seus estúdios”, afirmou.

“Provavelmente é algo relacionado a essas duas coisas. Quando uma plataforma vai muito bem, as third-parties dão mais suporte. Então puramente do ponto de vista do software, haverá mais competição. Quando a plataforma não vai muito bem, nossos games se destacam mais e ganham uma fatia de mercado maior dentro da mesma plataforma”, explicou.

“Como continuamos a dar suporte ao PlayStation 3, no ano de lançamento do PS4 tivemos The Last of Us, Gran Turismo 5 e Beyond e muitos jogos nos quais ainda trabalhávamos duramente. Agora estamos focados em entregar os jogos para o futuro próximo. Estamos felizes com o processo de desenvolvimento e estamos animados para dar boas-vindas ao PlayStation VR. Temos trabalho a fazer e as pessoas sempre nos pedem por grandes games triplo-A exclusivos”.

DriveClub fora da PS Plus

Após todos os problemas relacionados a DriveClub e a demora do game em chegar à Plus, a Sony tomou uma decisão que pode gerar alguma polêmica. Através de uma atualização do PlayStation Blog, a empresa confirmou que a versão gratuita do título vai deixar de ser ofertada aos assinantes a partir do dia 6 de outubro deste ano.

Aparentemente, quem já fez o download do título vai poder mantê-lo, mas ainda não está claro se ele vai ser removido dos sistemas da PSN tal qual aconteceu com PT, da Konami. De qualquer forma, caso você tenha o serviço e possua curiosidade em testar o título, é uma boa ideia baixá-lo antes da data-limite por precaução.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.