Ficou mais fácil editar imagens RAW direto da câmera em um aparelho Android

1 min de leitura
Imagem de: Ficou mais fácil editar imagens RAW direto da câmera em um aparelho Android
Imagem: apertaftres

A Adobe liberou ontem a versão 2.2 do Lightroom para Android, e essa atualização trouxe uma série de novidades interessantes para fotógrafos profissionais que gostam de manipular suas imagens onde quer que estejam. O app agora é compatível com todos os formatos de arquivos RAW — sem compressão —, o que inclui ORF, RAW, RW2, CR2 e NEF. Até então, o app dava suporte apenas ao formato proprietário da Adobe, o DNG.

O mais interessante é que o app também tem suporte para USB-OTG em smartphones que contam com essa função. Isso quer dizer que é possível conectar praticamente qualquer câmera diretamente ao celular ou tablet com um cabo USB e importar as fotos sem compressão para fazer as edições necessárias.

Editar fotos sem compressão também é uma função necessária para profissionais

Depois disso, o processo de melhoria das imagens é exatamente o mesmo que o app já oferecia anteriormente, sem nenhuma mudança na interface. Vale destacar que essa atualização deve ser interessante especialmente para fotógrafos que trabalham em campo com tablets Android, mais adequados para manipulação de imagens do que smartrphones.

Editar fotos sem compressão também é uma função necessária para profissionais do ramo, que precisam de arquivos intocados pelo software da câmera para conseguir os melhores resultados na pós-produção.

É possível baixar o Lightroom para Android aqui e conferir a lista de câmeras compatíveis com a conexão USB-OTG aqui.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.