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Grudge Match: criador de Madden pretende redefinir os jogos de esporte

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Robin Antonick foi responsável por uma das franquias mais rentáveis da história do entretenimento eletrônico. Entretanto, desde a elaboração da série de futebol americano Madden até agora, o sujeito parece ter aprendido uma ou duas lições — as quais, aparentemente, devem aparecer não apenas na forma de um novo basquete, mas também em um novo modelo econômico para subverter a indústria de jogos de esporte.

A essa proposta ainda um tanto vaga, mas inegavelmente megalômana, Antonick deu o nome de Grudge Match. Em uma definição rápida, trata-se de um game de basquete de rua, o qual, caso consiga US$ 500 mil no Kickstarter, levará um título em moldes arcade para PC, Mac, Linux e Ouya — tudo sob a bandeira da nova desenvolvedora independente do designer, a Indie Sports Network.

Entretanto, é na dimensão de criação/personalização que as pretensões de Antonick se tornam mais claras — talvez como “uma força destrutiva na indústria de jogos de esporte.

League, Market e Gym/Lab

A proposta de Grudge Match pode ser dividida em três sistemas esboçados pela Indie Sports Network. The “League” é um multiplayer online, exatamente com o que você esperaria encontrar — diferentes níveis, rankings online e por aí vai.

Já “Market” é o que se poderia classificar como um “eBay ou um iTunes para jogadores”. Basicamente, trata-se de uma loja onde deve ser possível comprar e vender criações feitas dentro do jogo.

Mas talvez seja a porção “Lab” a que possui mais potencial visionário. O nome se refere a um sistema de códigos e scripts que permitirão aos jogadores criarem suas próprias estrelas do basquete, assim como movimentos assinados e inúmeros outros itens — os quais serão colocados nas prateleiras do Market.

Dessa forma, Antonick espera que Grudge Match se torne uma plataforma com forte apelo à formação de comunidades, todas elas orientadas para a criação e para a comercialização de conteúdos — abalando, acredita ele, a hegemonia das grandes desenvolvedoras de títulos de esporte, todas elas concentradas em “produzir jogos apenas um pouco melhores” todos os anos.

Caso Antonick e seu parceiro de empreitada, Robert Lindsey, consigam ajuntar vultosa quantia de US$ 500 mil, Grudge Match deve sair do papel — e dos vídeos inspirados — ao final de 2014 ou início de 2015.

Fonte: Kickstarter (Indie Sports Network)

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