OMS: próxima variante do coronavírus pode ser mais contagiosa que a ômicron

1 min de leitura
Imagem de: OMS: próxima variante do coronavírus pode ser mais contagiosa que a ômicron
Imagem: Unsplash

De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgadas na última terça-feira (25), a próxima variante do coronavírus que surgir deve ser mais contagiosa que a ômicron. Contudo, as autoridades também se questionam se ela será mais mortal.

“A próxima variante de preocupação será mais adequada, e o que queremos dizer com isso é que será mais transmissível porque terá que ultrapassar o que está circulando atualmente. A grande questão é se as variantes futuras serão ou não mais ou menos severas”, disse a líder técnica de covid-19 da OMS, Maria Van Kerkhove, em uma transmissão ao vivo da organização.

Só na última semana, a OMS registrou 21 milhões de casos de covid-19 confirmados, estabelecendo um novo recorde por culpa da ômicron. De acordo com um estudo das redes Vírus e Corona-ômica BR, a variante já representa 97% dos casos da doença no Brasil e mais de 90% em 13 estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas.

O futuro ainda é incerto

Kerkhove também alertou sobre as teorias de que variantes futuras resultariam em doenças mais leves. “Não há garantia disso. Esperamos que assim seja, mas não há garantia disso e não podemos apostar nisso”, disse a cientista.

Segundo o diretor de programas de emergência da OMS, Mike Ryan, o vírus deve continuar a evoluir antes de estabelecer um padrão e se tornar um "vírus comum", que poderá ser mais sazonal ou afetar apenas grupos vulneráveis.

A vacinação está evitando internações e salvando milhares de pessoas ao redor do mundoA vacinação está evitando internações e salvando milhares de pessoas ao redor do mundoFonte:  Unsplash 

De qualquer forma, é importante reiterar que a Organização Mundial de Saúde não encontrou nenhuma variante nova e, durante transmissão ao vivo, eles estavam apenas analisando as possibilidades de um futuro que ainda não aconteceu.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.