Starshade: bloqueador solar gigante é a chave para estudar outros planetas

1 min de leitura
Imagem de: Starshade: bloqueador solar gigante é a chave para estudar outros planetas

Nem mesmo os telescópios mais poderosos do mundo são capazes de enxergar alguns planetas — e eles nem precisam estar tão longe assim para isso.

Por causa das luzes das estrelas, muitos dos corpos celestes que estão ao alcance dos equipamentos humanos acabam passando sem ser percebidos — uma vez que a luz delas atinge diretamente as lentes dos telescópios.

Pensando em resolver esse problema, a NASA decidiu construir um imenso bloqueador de luz solar. Estamos falando do Starshade, que deve ser colocado no espaço durante os próximos anos para que seja possível enxergar e estudar milhares de planetas que possam estar orbitando sistemas próximos ao nosso.

Ele funciona literalmente como um bloqueador solar, sendo que a NASA planeja posicioná-lo de uma maneira que impeça a luz solar de chegar às lentes dos telescópios, deixando essa iluminação restrita à reflexão dos próprios planetas. Graças ao seu formato de superfície híper-gaussiana, a luz é difratada com muita eficiência.

Como já dissemos, o projeto ainda está em desenvolvimento, mas há a previsão de que ele possa ser colocado em prática durante os próximos anos. Será que veremos o Starshade ajudando na descoberta de novos planetas ainda nesta década?

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.