Sem Carro: conheça o 'Waze para pedestres' e economize em seus trajetos

2 min de leitura
Imagem de: Sem Carro: conheça o 'Waze para pedestres' e economize em seus trajetos

Lançado em São Paulo no final de 2015, o aplicativo Sem Carro é uma ferramenta que tem potencial para chamar atenção. Considerado um "Waze para pedestres", esse app pretende ajudar aqueles que andam por aí sem carro e se apoiam no uso de outros modais.

A função principal do Sem Carro é traçar rotas para quem quer economizar na passagem e traz informações em tempo real dos transportes públicos. Em sua nova versão, o aplicativo passa a atender mais localidades além da capital paulista, como a cidade do Rio de Janeiro. A previsão, porém, é expandir o negócios para outras capitais e localidades do Brasil.

O que faz o Sem Carro?

Em sua essência, o aplicativo mostra trajetos de metrô, ônibus, à pé, de bicicleta, de táxi – uma parceria com o 99Taxis – ou mesmo usando o aplicativo Uber. Além disso, dependendo do caminho, o Sem Carro sugere uma combinação de vários meios de transporte.

Além desse serviço, o Sem Carro mostra também locais próximos de vários tipos, como restaurantes, museus, academias, estações de metrô e muito mais. Clique no ícone com os três traços no canto superior esquerdo da tela e selecione a opção "Lugares". Depois disso, basta selecionar uma categoria e esperar que o aplicativo mostre as sugestões.

Clicando em um ponto destacado você pode ver mais sobre ele e abrir uma navegação de trajeto para saber como chegar lá de forma fácil. O Sem Carro possui uma lista de locais nos quais você pode alugar ou devolver uma bicicleta, o que facilita quem quer se locomover dessa forma mas ainda não possui uma bike própria.

Crescimento

Desenvolvido pela Santa Clara Ideias, pela produtora Mustaxe e pela agência GIG, o Sem Carro utiliza um sistema de geolocalização, que identifica o local onde está o usuário. A partir do endereço inserido no campo de busca, o app traça os itinerários com os meios de transporte escolhidos e, ainda, traz os valores e o tempo que este usuário gastaria com cada um.

Entre as novidades, está a opção de traçar rotas apenas de ônibus, somente de Metrô/trem ou combinando os dois. Essa função é voltada ao usuário que prefere economizar na passagem, mesmo se isso significar um pouco mais de tempo no deslocamento. Em São Paulo, as tarifas do Metrô e do ônibus municipal são de R$ 3,80, mas a combinação dos dois modais, com o Bilhete Único Integrado, custa R$ 5,95. Quem preferir usar apenas um dos meios de transporte, para gastar menos, pode acessar o modo específico.

O aplicativo também tem uma área de conteúdo, com textos sobre mobilidade urbana e temas relacionados, além de dicas de segurança e de como facilitar o dia a dia sem o uso do carro. Para começar a usar, basta baixar a nova versão e fazer um cadastro gratuito. O app Sem Carro está disponível para Android e iOS.

Que meio de transporte você utilizar para ir ao trabalho/escola?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.