Voxel
15
Compartilhamentos

Hackers fazem a engenharia reversa do GamePad do Wii U

Último Vídeo

Os hackers responsáveis pelo desenvolvimento do emulador Dolphin para GameCube e Wii conseguiram fazer a engenharia reversa do GamePad  do Wii U. A partir disso, foi possível simular todas as funções do aparelho em um PC, o que permite compreender melhor a maneira como ele funciona.

“Começamos a trabalhar no GamePad assim que eu (e outros dois hackers) coloquei minhas mãos nele”, afirmou Pierre Bourdon, principal responsável pelo Dolphin. “Não se trata de um dispositivo exatamente seguro (em comparação com o próprio Wii U). Seu firmware está armazenado em uma memória Flash sem criptografia, o que nos permitiu fazer a engenharia reversa de seu código binário de forma bastante fácil. Ele também usa o padrão WiFi 802.11n de forma pouco modificada, o que tornou fácil realizar experiências com o PC”, complementa.

Segundo Bourdon, o gadget não possui sequer a complexidade de um tablet Android básico. O dispositivo se trata essencialmente de um controle convencional ligado a uma tela de toque e uma placa WiFi  que contam com um chip decodificador de vídeo. A transmissão de dados para o console é feita através de sinais WiFi, enquanto o Wiimote usava a tecnologia Bluetooth para realizar o processo.

A descoberta pode abrir caminho para o desenvolvimento de um emulador do console, algo que Bourdon afirma não ser exatamente difícil. O hacker afirma que o principal problema nesse sentido seria a GPU do vídeo game, já que ela emprega tecnologias que tornam bastante difícil o trabalho de descobrir como lidar com ela corretamente.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.