AMD confirma GPU top de linha para 2020 — a Big Navi vem aí

1 min de leitura
Imagem de: AMD confirma GPU top de linha para 2020 — a Big Navi vem aí

Há anos, a AMD não consegue bater de frente com a NVIDIA no mercado de placas de vídeo quando falamos de modelos top de linha. Enquanto a companhia consegue oferecer ótimas opções de GPUs intermediárias e de entrada, deixa a desejar quando a tarefa é fornecer desempenho máximo para os usuários mais exigentes — e endinheirados. De acordo com um vídeo publicado na sexta-feira (17), a AMD vai, sim, lançar a "Big Navi" ainda em 2020. A informação foi confirmada pela própria CEO da companhia, Lisa Su.

Supõe-se que a Big Navi seja uma placa de vídeo Radeon RX top de linha baseada na nova arquitetura RDNA2, que traria placas com as seguintes características:

  • fabricação em 7 nm+ (7 nm otimizado);
  • opções de modelos para entusiastas;
  • suporte para Ray Tracing a nível de hardware;
  • modelos com memória GDDR6 e HBM2;
  • maior eficiência energética que as Navi de primeira geração.
(Fonte: AMD/Divulgação)

Como sempre, o que não falta em relação a placas de vídeo top de linha da AMD é especulação. A companhia registrou o nome Radeon 5950XT recentemente, o que levou muitos palpiteiros a afirmarem que esse será o modelo que irá bater de frente com a NVIDIA RTX 2080 Ti.

A NVIDIA deve apresentar uma nova linha de GPUS na segunda metade deste ano; portanto, se a AMD quer passar a concorrente, deve se apressar, pois não sabemos do que uma suposta RTX 3080 Ti seria capaz. De qualquer forma, de acordo com as GPUs RX 5700 e RX 5700 XT, a AMD já tinha mostrado competência para competir contra a NVIDIA. A questão final seria otimizar o processo de fabricação para poder oferecer mais poder de processamento sem o dobro do consumo.

Como concorrência nunca é demais, vamos aguardar e torcer para que as duas companhias lancem ótimos produtos para nossos PCs e nossos bolsos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.