Última superlua do ano acontece nesta quinta-feira (7)

1 min de leitura
Imagem de: Última superlua do ano acontece nesta quinta-feira (7)
Imagem: Zed News

Não é preciso ser fã de astronomia para ficar encantado com o que natureza pode oferecer. Nesta quinta-feira (7), a última superlua do ano estará visível no céu. Chamada de Flower Moon (Lua-flor, em tradução livre), seu nome homenageia a primavera no Hemisfério Norte.

Ela está presente em nossas noites desde ontem e permanecerá até sexta-feira pela manhã, mas seu brilho será mais acentuado justamente amanhã, a partir das 7h45 (horário de Brasília). Não precisa se preocupar, pois a cena durará até o pôr do sol.

O mais especial deste evento é que serão testemunhadas duas fases. A primeira delas é o perigeu, momento em que a Lua estará em seu ponto orbital mais próximo da Terra. A segunda é a sizígia, que nada mais é que o alinhamento dos corpos celestes com o Sol. A junção de ambos os fenômenos é o que chamamos de superlua.

Foto de Superlua Rosa em abril.Foto de Superlua Rosa em abril.Fonte:  Edinburgh Live 

Acompanhe de onde estiver

O ápice da aparição ocorre pelo fato de a Terra estar entre a Lua e o Sol, sendo que, no alinhamento dos três, durante a Lua cheia, o satélite se encontra diretamente oposto à nossa estrela. Devido ao ponto de órbita mais próximo da Terra, acentuando o brilho em cerca de 15%, o tamanho da superlua pode ser até 7% maior que o da Lua cheia habitual.

Em abril, a Superlua Rosa deu as caras por aqui, o que dá a entender ser um fenômeno recorrente. Entretanto, a próxima “visita” do tipo acontecerá apenas em abril de 2021. Caso o tempo não ajude na sua observação, será possível acompanhar o evento por meio das imagens de um telescópio virtual pelo player logo abaixo. Aproveite o espetáculo!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.