Voxel

Harmonix detalha o funcionamento das novas guitarras de Rock Band

Último Vídeo

Preparado para abandonar os botões e dominar uma guitarra de verdade? Como já mencionamos em nossas prévias anteriores, é esta a intenção que a Harmonix tem com o próximo Rock Band, já que o instrumento será composto por cordas e casas reais que reconhecem perfeitamente a posição das suas mãos.

Ao longo da E3, os desenvolvedores realizaram diversas sessões de demonstração. O site IGN participou de uma delas e gravou o processo detalhado (que pode ser visto no vídeo colocado mais abaixo).

Passo a passo

Aqueles que nunca pegaram em uma guitarra de verdade não terão com o que se preocupar, afinal de contas o jogo trará todo o suporte para o aprendizado, além de diversas configurações de dificuldade. Isto pode ser visto nas etapas da campanha ou no modo de treino, disponível para todas as músicas, que o ensina a tocar e ligar cada uma das notas.

Img_original

A notação na tela é uma mistura entre tablaturas e o sistema tradicional de deslocamento das notas. Cada corda é representada por uma linha, enquanto as notas vêm descendo por elas, com os números das casas inscritos. Os Power Chords (acordes simplificados que podem ser feitos com até três dedos) são mostrados por barras azuis, com o número da casa e a letra correspondente ao lado — como G, para Sol, por exemplo.

Aos dedicados

Um ponto interessante, observado pelo funcionário da Harmonix, é que o modo Hard (difícil) trará uma jogabilidade complexa, mas ainda acessível. Já o Expert desta vez será voltado apenas aos mais exigentes, já que cada nota — por bem ou por mal — terá que ser tocada.

Em meio às canções, os jogadores se depararão com técnicas avançadas, como sweeping (na qual uma sequência de cordas é tocada em seguida, com aproveitamento da direção da palhetada inicial) e notas ligadas.

A única falha do periférico, até o momento, é a falta de percepção de notas harmônicas, já que é necessário apertar o braço para que o instrumento reconheça o que o jogador faz. De qualquer maneira, Rock Band 3 promete fazer uma verdadeira revolução no mundo de jogos que envolvem músicas e ritmos.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.