Facebook terá equipe exclusiva para combater fake news em eleição na Europa

1 min de leitura
Imagem de: Facebook terá equipe exclusiva para combater fake news em eleição na Europa

O Facebook anunciou que tem uma equipe exclusiva para lutar contra fake news na rede social durante o período de eleições na Europa em 2019. O time, que conta com 40 profissionais, vasculhará a rede para identificar e reportar campanhas de desinformação no pleito marcado para o dia 20 de maio em toda a União Europeia.

O time do Facebook ficará na cidade de Dublin, na Irlanda, e já é composto por cientistas de dados, engenheiros e especialistas em segurança que terão como objetivo interceptar conteúdos mentirosos antes que eles possam se alastrar pela rede social.

A equipe já está trabalhando há algum tempo e conseguiu, de acordo com o próprio site, identificar centenas de casos de comportamento suspeito relacionado a tópicos de política. Alguns dos posts encontrados usavam informações falsas para tentar influenciar cidadãos a não participarem das eleições, mas foram removidos logo em seguida.

"War Room" durante as eleições no Brasil (Fonte: The Verge/Reprodução)

O Facebook está aproveitando experiências de outras eleições para identificar com mais facilidade casos de fake news e, dessa forma, não precisar de um time maior para atuar nesse período. A rede social trabalhou anteriormente com equipes similares durante as eleições nos EUA e no Brasil, com resultados diversos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.