Voxel

HTML5 deve causar tensão na indústria, afirma Epic Games

Último Vídeo

Fonte da imagem: Reprodução/PCWorld.fr
Entre os recursos oferecidos pela Unreal Engine 4 está a possibilidade de trabalhar com HTML5, algo que, segundo seus desenvolvedores, deve causar certa tensão em parte da indústria. Segundo Tim Sweeney e Mark Rein, da Epic Games, a tecnologia marca o fim de drivers, instalações e outros obstáculos para o desenvolvimento de games.

“Assim como a Sony e a Microsoft possuem plataformas, a web agora é uma plataforma, e se você consegue construir e publicar um game, você pode disponibilizá-lo em diversos navegadores compatíveis com o sistema e ter uma grande experiência”, afirmou Sweeney ao Gamasutra.

Rein prevê que o resultado disso vai ser o fim das barreiras impostas pelos sistemas operacionais atuais, já que o HTML5 dispensa a necessidade de programar especificamente para uma única plataforma. Ao lançar games que dependem da tecnologia, a Epic poderia alcançar um público gigantesco, seja no PC, no Mac ou em consoles caseiros.

Restrições da indústria

“É uma grande área com muita tensão”, declarou Sweeney. “Há uma grande competição entre os desenvolvedores de navegadores para torná-los mais compatíveis com os padrões atuais. Mas quando você combina isso com o dono da plataforma que quer taxas a venda de aplicativos, há um motivo econômico para resistir ao uso de HTML5 e Javascript de alto desempenho”, explicou ele.

Segundo Rein, isso faz com que, atualmente, ainda seja preciso fazer games com códigos nativos para tirar o maior proveito possível dos hardwares disponíveis no mercado. A exceção seria o mercado de PCs, em que a grande variedade de configurações serve de estímulo para trabalhar com o HTML5.

“Há dois vetores que você quer seguir”, afirma o executivo. “Primeiro, você quer abranger a maior audiência possível. Segundo, você quer entregar a melhor experiência que pode. E a pergunta é: você pode fazer ambos? Ou o segundo vetor significa que você entrega versões nativas aqui, aqui e aqui? Ou é mais uma questão de entregar a todo mundo usando HTML5? No fim, você acaba tomando essa decisão dependendo do que está sendo construído”, finaliza.

Fonte: Gamasutra

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.