IA da DeepMind consegue derrotar jogadores profissionais de StarCraft II

IA da DeepMind consegue derrotar jogadores profissionais de StarCraft II

Último Vídeo

Depois de derrotar humanos em alguns jogos de tabuleiro tradicionais, como go e xadrez, a inteligência artificial desenvolvida pela DeepMind, empresa irmã da Google, começou a expandir seus domínios também para os videogames. Após aprender a jogar Quake III, a IA AlphaStar venceu com folga alguns dos maiores jogadores profissionais de StarCraft II.

Em um evento feito em parceria com a Blizzard, desenvolvedora do game, a AlphaStar jogou contra Dario “TLO” Wünsch e Grzegorz “MaNa” Komincz, ambos da Team Liquid. Nos dois casos, a inteligência artificial derrotou os jogadores profissionais por 5 a 0.

É um feito marcante para o desenvolvimento de inteligências artificiais, que já conseguiram dominar games como Super Mario World e Pitfall, mas sempre enfrentaram problemas quando confrontadas com jogos de estratégia mais complexos. No vídeo abaixo, você pode ver a demonstração completa com os resultados dessa pesquisa.

Para conseguir chegar a esse ponto, a equipe da DeepMind treinou a AlphaStar utilizando dados de reprises de partidas jogadas por humanos. Depois de passar uma semana analisando essas informações, a IA se dividiu em vários agentes e começou a jogar contra si mesma para testar as melhores estratégias e entender quais eram as formas mais efetivas de chegar à vitória.

Como informa a própria DeepMind, a AlphaStar também jogou com um elemento bem favorável para o seu lado. Diferentemente dos jogadores profissionais humanos, a IA não precisava mover o mapa para verificar o que estava acontecendo em cada ponto da arena. Ela é capaz de saber o que está acontecendo em todos os locais ao mesmo tempo.

De qualquer forma, TLO elogiou a maneira como a IA soube usar o jogo a seu favor. “O agente demonstrou estratégias nas quais eu não tinha pensado antes, o que significa que talvez existam novas maneiras de jogar esse jogo que ainda não foram totalmente exploradas”.

O próximo passo para a AlphaStar em Starcraft II deve envolver jogar em condições mais iguais contra os humanos. A empresa está trabalhando em um novo agente da IA que fica limitado a focar a atenção em pontos específicos do mapa, como se estivesse usando um mouse para mover a câmera. Uma versão inicial desse agente chegou a perder a primeira partida para MaNa, mas a expectativa é que ela volte a derrotar os profissionais após passar pelo treinamento completo.

IA da DeepMind consegue derrotar jogadores profissionais de StarCraft II via TecMundo

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.
Voltar para notícia
Carregando...
Comentários
Carregando...
Este comentário foi apagado. Desfazer
+1
-1
Este comentário foi apagado. Desfazer
Responder Excluir Editar
+1
-1
Ver mais comentários Ver mais comentários