Novo golpe no WhatsApp foca em beneficiários do Bolsa Família

1 min de leitura
Imagem de: Novo golpe no WhatsApp foca em beneficiários do Bolsa Família

Mais um golpe no WhatsApp tem atingido os usuários brasileiros da plataforma neste início de 2020. Depois da tentativa de fraude usando convite para suposta festa VIP como isca, agora os golpistas estão prometendo material escolar para quem é beneficiário do programa Bolsa Família.

Na mensagem enviada por meio do aplicativo, o usuário é convidado a clicar em um link e responder a três perguntas: “Você já tem o Bolsa Família?”, “Você está com seu cadastro em dia?” e “Possui cartão cidadão para realizar o saque do benefício?”.

Independente das respostas, mesmo que seja não a todas elas, o usuário é informado que tem direito a receber um suposto benefício no valor de R$ 350, para ser utilizado na compra de material escolar, desde que compartilhe o falso link com os seus contatos do WhatsApp. E para deixar o golpe mais realista, são exibidos comentários de ganhadores fictícios.

Esta é uma das mensagens enviadas pelos golpistas. (Fonte: R7/Reprodução)

Além disso, a vítima é induzida a conceder permissão para receber outras notificações, possivelmente de novas tentativas de fraude, e em seguida é direcionada a sites falsos para visualizar propagandas que vão gerar renda aos cibercriminosos. Segundo a empresa de segurança Psafe, os links do golpe já foram acessados mais de 1 milhão de vezes desde o dia 15 de janeiro.

Como se proteger

O primeiro passo para se proteger deste e de outros golpes aplicados via WhatsApp é sempre desconfiar de supostos prêmios e benefícios, principalmente quando a mensagem parecer exagerada demais e estiver cheia de erros de português.

Além disso, evite clicar em links suspeitos, mesmo que enviados por pessoas conhecidas, e nunca forneça seus dados pessoais, seja no mensageiro ou nas páginas visitadas a partir destas mensagens.

Também é fundamental não contribuir com o golpe, evitando compartilhar as mensagens suspeitas, e utilizar alguma ferramenta de segurança em seu smartphone.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.