NASA testa veículo na Terra para aprender a buscar vida em Marte

1 min de leitura
Imagem de: NASA testa veículo na Terra para aprender a buscar vida em Marte

A NASA segue na sua missão de explorar cada vez mais o planeta Marte, e agora usará de conhecimento adquirido em desertos da Terra para tentar buscar vestígios de vida no planeta vermelho. Isso porque a agência criou um rover que rondará o deserto do Atacama para aprender a buscar esses vestígios com maior precisão.

Em estudo publicado na Frontiers in Microbiology, pesquisadores criaram um novo modelo de veículo automatizado que foi testado em um dos locais áridos do planeta Terra, o deserto do Atacama. A sua teoria é que microorganismos podem ter se alojado por baixo da superfície seca de Marte, algo que pode ser explorado com o novo rover.

O time que criou o veículo o fez para que ele possa realizar pequenos buracos na superfície de Marte para buscar por amostras do solo. Dessa forma, já com os testes realizados na Terra, ele pode conseguir encontrar, caso seja possível, bacteria que possa ter sobrevivido ao tempo.

Imagem: Reprodução/Stephen Pointing

Eles chegaram a essa conclusão após o período de testes no deserto do Atacama, onde mesmo após o ambiente extremamente seco e sob temperaturas escaldantes, bacterias conseguiram dominar o local apenas alguns poucos metros abaixo da superfície. Microorganismos similares podem ter feito o mesmo em Marte. É válido lembrar que a NASA encontrou vestígios que o planeta vermelho teve água em algum momento, o que pode indicar a presença de vida em sua superfície em algum momento da história.

A NASA ainda não tem previsão de quando poderá utilizar o rover e Marte, já que a missão ainda não foi aprovada e recentes cortes no orçamento da agência podem impedir a viagem pelo futuro próximo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.