Voxel

id Software não pode falar sobre Doom 4

Último Vídeo


A QuakeCon 2013 veio, se foi e não houve nenhuma novidade sobre Doom 4. A próxima sequência da série clássica de tiro em primeira pessoa vive envolta em rumores, que indicam severos problemas de desenvolvimento e até mesmo um reinício completo de sua produção. Segundo John Carmack, diretor da id Software, não dá para falar sobre o título.

O criador da série foi questionado por um fã durante seu discurso de abertura do evento. Para responder, o designer afirmou que chegou a perguntar se poderia falar algo sobre Doom 4, mas foi proibido pela Bethesda, que controla a id e uma série de outros estúdios envolvidos na feira.

Uma curiosidade: do discurso de quase três horas proferido por John Carmack para abrir a QuakeCon 2013, apenas sete segundos foram reservados a Doom 4. Para não dizer nada. Pelo menos, sabemos que o game ainda existe, mas seu status atual parece correr em grande segredo.

Desenvolvimento focado

O segredo mantido por Carmack, porém, foi semi quebrado por Tim Willits, que também é diretor da id Software. Segundo ele, a ideia de manter o game sob os panos e não falar no assunto é manter a equipe de desenvolvimento completamente focada, de forma a manter os altos parâmetros de qualidade estabelecidos pela franquia e atingir as expectativas dos fãs.


Ele admite que, sem informação alguma, é difícil manter os fãs empolgados. O executivo garantiu que todos os esforços da desenvolvedora se encontram direcionados para o game – isso inclui a dissolução de um estúdio de criação de jogos mobile, para aumentar o tamanho da equipe envolvida. Além disso, afirmou que o anúncio de Doom 4 pode ter acontecido cedo demais.

O que aconteceu em 2007, quando o próprio Carmack revelou o game na abertura da QuakeCon, foi um erro de expectativa. A ideia de falar sobre o game era atrair as atenções da mídia para a id e, principalmente, agregar novos funcionários à equipe. O que se viu, porém, foram a atenção excessiva da mídia e a expectativa demasiada dos fãs, ambos frustrados por uma produção que ainda se encontrava em seus estágios bem iniciais.

Por fim, Willits foi evasivo sobre a presença de Doom 4 na próxima QuakeCon. Quando o game será lançado? Só Deus sabe.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.