Voxel
55
Compartilhamentos

'Ignorar o Brasil seria um erro estratégico', diz executivo de Lords Mobile

Último Vídeo

Você já ouviu falar de Lords Mobile? Bom, se você é um gamer de smartphone e tablets, é bem provável que sim. Afinal, de acordo com os dados oficiais da IGG, há mais de 120 milhões de jogadores (número comparável ao de League of Legends) em diversos países, já que o game tem suporte oficial de mais de 20 línguas.

Apesar de ter uma grande base, a empreitada no Brasil ainda está caminhando. Por causa disso, conversamos com Silvio “SJ” Junior, country manager do título aqui em terras tupiniquins, falando um pouco sobre as ações da empresa no país e sobre como o game ainda pode melhorar para os brasileiros.

Silvio Silvio "SJ" Junior

Primeiro: o que exatamente é Lords Mobile?

Como muitos de nós somos console gamers ou PC gamers, é capaz que precise de uma explicação sobre o assunto em questão. Bom, parte do sucesso se deve pela mistura de gêneros que faz bastante sucesso entre a nova geração: MMO, elementos de MOBA e parte de gerenciamento de recursos.

Se vocês são dos tempos oldschool como eu, devem se lembrar de Travian e jogos do gênero. Hoje em dia, Clash of Clans deve ser a melhor referência para um panorama geral do estilo de gameplay. Porém, as coisas mudam quando o combate PvP vem à tela, aproximando a câmera e dando controle dos heróis e tropas ao personagem. O vídeo de jogatina abaixo exemplifica um pouco melhor as coisas.

Lords Mobile no Brasil: o que esperar?

Para entender mais sobre a estratégia do game aqui no Brasil, perguntamos para Silvio “SJ” Junior sobre alguns planos e dúvidas que os jogadores enfrentam por aqui. Confira abaixo a entrevista na íntegra:

Voxel: Qual foi o motivo que fez o jogo ser lançado no Brasil? O game tem uma base de jogadores enorme, mas quantos deles são brasileiros?

-

Silvio "SJ" Junior: "O Brasil é uma potência no cenário internacional de games. Dos jogadores apaixonados dominando partidas em servidores em todo o mundo até pro-players sempre jogando muito em competições ao redor do globo. Pouco importa o gênero, nós somos apaixonados por jogos e, modéstia a parte, os brasileiros jogam muito.

Se uma empresa espera que seu jogo tenha sucesso mundialmente, ignorar o Brasil é um erro estratégico

Se uma empresa espera que seu jogo tenha sucesso mundialmente, ignorar o Brasil é um erro estratégico. Neste aspecto, a IGG não só lança os jogos no Brasil – 100% localizados -, mas também investe no país. Estou formando uma equipe 100% brasileira e vamos, em breve, abrir um escritório oficial com padrão IGG.

Lords Mobile

O objetivo da equipe brasileira é o de aumentar ainda mais nossa base de jogadores. Hoje os brasileiros nos servidores do Lords Mobile são verdadeiros desbravadores, encontram o jogo, baixaram e estão liderando um “levante” brasileiro brigando de igual pra igual com jogadores do resto do mundo. Meu papel é criar condições para que nossos Lords e Ladies tenham mais chance de sucesso, aumentando o número de jogadores e, por consequência, clãs, amizades, relacionamentos, alianças."

Voxel: Ainda sobre o público brasileiro: Lords Mobile terá eventos específicos para o Brasil, como Carnaval?

-

Silvio: Sim, esta é uma das tarefas do time brasileiro. Nós seguimos um calendário global, afinal, o Lords Mobile é um jogo com um “único” servidor e a competição é brutal, por isso não podemos criar eventos in-game que favoreçam uma ou outra região. Portanto, o calendário global é a linha base para todo mundo. No entanto, nós já começamos a realizar eventos de comunidade, promoções, descontos locais.

No carnaval, rolou uma ação em parceria com o Google onde oferecemos vários benefícios para nossos players. Dia 15 de Março teremos uma ação exclusiva para o Brasil e LATAM. Tudo isso é fruto do trabalho da equipe brasileira.

Lords Mobile

Além disso, está aprovado para o segundo semestre alguns eventos físicos para nossa comunidade de jogadores, torneios com premiações e, inclusive, algo que vai agradar muito os jogadores brasileiros, mas que ainda está sendo desenhado. Eu garanto: vamos dar várias oportunidades para nossa comunidade “upar”, daí eu quero ver gringo vim se meter com a gente!

Voxel: Lords Mobile é um game bonito e com muitos elementos na tela. Ele requer aparelhos relativamente bons para rodar? Além disso, há a necessidade de conexão constante com a internet. Mesmo com esses requisitos para o público brasileiro, que nem sempre consegue atender esses itens, o jogo tem se tornado popular por aqui?

-

Silvio: Sim, o Lords Mobile vem ganhando milhares de jogadores diariamente. Ao olharmos a curva de adoção do jogo nos últimos meses percebemos que o crescimento é exponencial. Os recursos gráficos e a conexão de internet não são impeditivos, mas sim recursos que constroem a experiência de jogo do Lords Mobile. Quem baixa e se interessa pelo Lords busca o confronto online, busca aquela sensação única de surpreender (e as vezes ser surpreendido) o inimigo. Os recursos gráficos 3D, embora belíssimos, são otimizados para rodar em celulares com as mais variadas configurações. Algumas das barreiras de entrada, como configuração mínima e consumo de internet, são enfrentadas não apenas no Brasil mas em vários outros países do mundo.

Até o momento, isso não comprometeu o desempenho do game no Brasil. Mas nós estamos sempre atentos às tendências e comportamento do mercado de celulares no mundo.

Lords Mobile

Voxel: Atualmente, alguns dos pacotes in-game, como Gemas e Aceleradores, são cobrados em dólar. Há previsão para isso ser cobrado em reais e em um preço mais próximo da realidade dos brasileiros?

-

Silvio: Sim! Uma das minhas primeiras ações foi “corrigir” esta situação. Hoje os preços estão atualizados e totalmente em reais, facilitando o acesso dos jogadores brasileiros aos aceleradores, gemas, heróis etc. Esta conquista já está disponível para nossos jogadores. Muitas outras estão pela frente.

Lords Mobile

Voxel: A atualização dos Familiars só pode ser de fato acessada pelo jogador depois de ele dominar a última parte do mapa do reino, o que pode exigir bastante tempo; vocês pensam em acelerar o acesso dos jogadores a esta área de alguma forma?

-

Silvio: Para essa resposta eu tive que pedir ajuda aos Game Designers da IGG lá na China.

O Lords Mobile tem uma curva de aprendizado bem definida. Como parte da experiência, a equipe de game design da IGG, inovou em vários elementos do jogo e levou ao limite características dos gêneros RPG e Estratégia. Tudo isso criou uma nova experiência de jogo, mas que ao mesmo tempo é familiar.

Neste momento, não há nenhum plano de alterar o arco de aprendizagem do jogador dentro do Lords. Essa é uma disciplina complexa dentro do Game Design, que precisa de um ajuste fino delicado. Não queremos “desbalancear” o que foi construído até o momento.

Voxel: Jogadores mais poderosos costumam atacar jogadores mais fracos transportando seus reinos para mais perto de seus alvos, e depois vão embora para longe quando saqueiam todos os recursos; isso pode ser bem frustrante, pois o jogador atacado não tem chance de atacar de volta. Vocês pensam em criar um limite de uso para os relocadores ou está da forma como a IGG pretendia?

-

Silvio: Balancear um jogo do tamanho do Lords Mobile é uma atividade complexa e constante. Isso é bastante comum em jogos competitivos. Os famosos Nerfs ou Buffs acontecem em todos os jogos o tempo todo.

Uma equipe dedicada se empenha em manter a experiência divertida, evitando que o game se torne injusto

Nós temos uma equipe inteira em nosso escritório em Fuzhou, na China, cuidando disso. O monitoramento dos desdobramentos do jogo, a utilização de cada recurso, tudo é acompanhado para que possamos manter um ambiente de jogo justo, competitivo e divertido. Portanto, a resposta para esta pergunta é bastante “difícil”. Não posso cravar que sim, vamos limitar o uso. Nem afirmar que não, não vamos limitar. Tudo vai depender do andamento do jogo numa escala global e absolutamente tudo pode mudar dependendo desse andamento.

Lords Mobile

Voxel: Alguns brasileiros reclamam que há muitos chineses ou pessoas ao redor do mundo que têm vantagem significativa sobre eles. Há planos de criar servidores brasileiros ou algo que deixe a disputa regional?

-

Silvio: A principal característica do Lords Mobile é ser um jogo global. Mudar isso é “mudar o jogo”. Uma coisa precisa ficar clara: não há favorecimento de nenhum país em nenhuma instância – preços, heróis, drop rate, absolutamente nada.

No entanto, temos vários jogadores ao redor do mundo que são verdadeiros mestres da guerra. A diversão está em como pará-los! Buscar alianças, guildas, forjar laços e parcerias é fundamental no Lords – exatamente como na vida real.

...

Lords Mobile é uma das tendências dos smartphones e tablets no momento e está disponível para iOS e Android gratuitamente – e completamente localizado em português brasileiro, vale ressaltar. Alguém joga aqui curte e joga o game? Deixe suas opiniões nos comentários!

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.