Incrível: Crysis 3 é hackeado para rodar em 8K

Incrível: Crysis 3 é hackeado para rodar em 8K

Último Vídeo

Você já deve ter pelo menos escutado falar sobre a franquia de jogos Crysis, não é mesmo? O primeiro título foi lançado em 2007 e passou um bom tempo sendo utilizado em testes de desempenho de computadores voltados para games. Hoje em dia, Crysis 3 não é algo tão marcante quanto o seu antecessor, mas continua sendo uma boa maneira de “estressar” a sua placa de vídeo.

Acontece que um entusiasta, identificado apenas como K-putt, não estava satisfeito com os gráficos de Crysis 3, que foram feitos para serem rodados em uma resolução de 1920x1080 pixels. Dessa maneira, essa pessoa embarcou em uma “aventura” para fazer com que o título fosse reproduzido em 8K — por mais impossível que isso pareça.

Algumas cenas do futuro

De acordo com as informações do site Extremetech, essa proeza é impressionante pelo fato de que ela adianta em cerca de 10 anos a evolução de gráficos em games — mas com limitações, é claro. Devido a isso, K-putt conseguiu mostrar um pouco do futuro dos jogos, assim como você pode conferir nas imagens acima e abaixo.

Para que fosse possível rodar o Crysis 3 em uma resolução 8K, foram necessários dois softwares diferentes. O primeiro é chamado de OnTheFly, que cria novas alternativas de uso dentro do título, como comandos por voz e a melhora absurda nos gráficos. Em seguida, há também o SweetFX, responsável por personalizar a engine da linguagem Shader e também por melhorar a reprodução de cores e contraste.

Números realmente grandes

Com isso, K-putt conseguiu fazer com que o jogo rodasse em uma relação “ultra-wide-screen” de 8000x3333 pixels, errando por pouco o 8K (7680x4320 pixels) propriamente dito. Por conta disso, cada frame contava com 26,6 bilhões de pixels, algo espantoso quando comparamos com os 2 milhões de pixels da resolução original de Crysis 3. Já as capturas de tela apresentaram um tamanho de 24 MB.

E é claro que um jogo tão pesado quanto este precisou de um hardware pesado para poder rodar, sendo que estamos falando de algo em torno de 10 placas GTX Titans, por exemplo. Mesmo assim, o responsável pelo projeto conseguiu apenas 2 frames por segundo, o que deixou o título extremamente lento — foi necessário utilizar a resolução normal para chegar até os pontos de captura de imagem.

Abaixo, você pode conferir uma galeria com as capturas de tela feitas pelo K-putt.

Via Tecmundo

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.