Rumor: versão final do Android N terá 'modo notebook' [confira a interface]

1 min de leitura
Imagem de: Rumor: versão final do Android N terá 'modo notebook' [confira a interface]

A versão final do Android N poderá contar suporte a um “modo notebook”, o que permitiria o uso do celular também como um computador portátil (seria esta uma resposta à iniciativa Continuum, da Microsoft?). Os supostos planos da Google foram descobertos a partir da checagem de uma linha de código da versão para desenvolvedores do novo software, segundo informa o Ars Technica.

A ativação do “freeform window”, nome original do modo, já pode ser feita por usuários que participam do programa Beta do Android N Preview – basta criar uma unidade de recuperação junto da pasta que hospeda as ferramentas SDK, forçar a reinicialização do celular, conectá-lo a um computador e então ativar a prévia do sistema.

O recurso parece ser um desdobramento da badalada ferramenta que permite a divisão da tela para a execução simultânea de aplicativos. O modo notebook pode ser acessado a partir de um toque sobre o ícone de “quadrado”, posicionado à esquerda do display exibido em computadores.

A interface do Android (galeria acima) quando conectado ao PC é semelhante à de desktops tradicionais; “as janelas não ficam flutuando sobre a área de trabalho do Android; o background é apenas um papel de parede vazio, sem qualquer um dos seus ícones ou widgets”, conforme descreve Ron Amadeo, do Ars Technica

As principais funcionalidades do sistema operacional da Google para mobiles parecem não ser comprometidas a partir do modo freeform window, uma vez que até mesmo o recurso de “aplicativos recentes” fica à disposição do usuário. O que chama a atenção, também, é o suporte a mouse para a interação junto do ambiente Android para PCs (há ainda, certas limitações, como a impossibilidade do acesso a hyperlinks através do cursor).

'As janelas não ficam flutuando sobre a área de trabalho do Android; o background é apenas um papel de parede vazio, sem qualquer um dos seus ícones ou widgets'

Seria o freeform window a forma primitiva de um sistema Android oficial para computadores? Nenhum pronunciamento foi feito pela Google até o momento. Instruções sobre como ativar o modo notebook a partir de um celular com Android N Preview estão à disposição nesta página, em inglês.

  • As principais novidades inauguradas pelo Android N podem ser conferidas em detalhes, aqui.

...

Continuum ou Android com "modo notebook"? Qual das versões para desktop pode conquistar consumidores? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.