InFamous: Second Son explora quase tudo o que o PS4 pode oferecer

InFamous: Second Son explora quase tudo o que o PS4 pode oferecer

Último Vídeo

Em termos de consumo de hardware, talvez InFamous: Second Son é o grande nome do PlayStation 4 até agora, e algumas informações reveladas pela Sucker Punch durante a Games Developers Conference (GDC) apenas vem a confirmar tal ideia. Desenvolvedores do título trouxeram à tona alguns dados sobre arquitetura de jogo, como partículas, polígonos e outras funções trabalhadas em conjunto com a GPU do console.

O chefe da equipe de renderização da companhia, Bill Rockenbeck, realizou uma apresentação chamada “Arquitetura de partícula de InFamous: Second Son”. Nela, o desenvolvedor relata a maior capacidade de trabalhar com variedade de partículas do PS4 em relação ao seu predecessor, o PS3.

Ele faz isso com muito mais precisão e gastando muito menos tempo, pois sua unidade de processamento gráfico é mais rápida do que as CPUs — ela apresenta 1152 núcleos de shader e 1,84 teraFLOPS de potência. Além disso, o acesso a memória feito pela GPU é bem rápido, chegando a 176 GB por segundo.

O resultado de tudo isso é a capacidade que o PlayStation 4 apresenta de exibir até 128 mil partículas simultaneamente enquanto roda InFamous: Second Son. Esse é o pico de partículas presentes na tela, que tem um valor médio de 30 mil, sendo que apenas a presença de chuva já adiciona outras 30 ou 40 mil.

Polígonos, polígonos em toda parte

Quanto mais polígonos, mais fiel à realidade serão as formas representadas na tela de jogo, e nisso também Second Son apresenta um desempenho excepcional. Na mesma GDC, Adian Bentley falou sobre as capacidades de renderização da engine do novo game da Sucker Punch.

O motor de jogo carrega o cenário em blocos em uma área de 100 metros, renderizando apenas 10 blocos por vez. Outros sete blocos extras são carregados, mas não renderizados, para otimizar a velocidade de troca de informação entre o jogo e o console. Com isso tudo, a engine de Second Son desenha em média 11 milhões de polígonos para exibir uma cena de jogo completa — apenas os personagens apresentam, cada um, 120 mil polígonos.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.