Voxel
661
Compartilhamentos

Inferior ao esperado: há alguma coisa errada em Titanfall 2 do Xbox One X

Último Vídeo

Uma das grandes promessas do Xbox One X era Titanfall 2, já que a Respawn, desenvolvedora do game, prometia que em certos momentos o game poderia rodar até mesmo na resolução 6K. O console chegou e o jogo recebeu o patch, mas a realidade é bem diferente da que foi prometida pela equipe, segundo o Digital Foundry.

De começo, é preciso deixar ressaltado por aqui: o problema está no port (ou na atualização) para o Xbox One X e a culpa é da desenvolvedora, não do console. Com isso em mente, vamos comentar um pouco mais sobre essa versão, que pode oferecer uma jogatina pior que a do PlayStation 4 Pro em alguns momentos.

A resolução do game vai de 4K à 1260p

Diferentemente do PlayStation 4 Pro, Titanfall no Xbox One X tem uma resolução dinâmica, que pode ir do 4K nativo até 1260p, a mínima encontrada pelo Digital Foundry durante a análise técnica. O problema é que a versão do console da Sony tem uma proporção de pixels fixa, ou seja, nunca cai abaixo do 1440p.

Esse é um dos problemas da versão do Xbox One X até o momento (afinal, pode ser que a equipe faça outro patch para corrigir). Durante o começo do jogo, por exemplo, o Xbox One X apresenta resolução abaixo da do PlayStation 4 Pro e ainda traz uma taxa de quadros pior que a do concorrente, flutuando entre 53 a 58 fps. Nada significativo, mas, no mínimo, estranho.

Titanfall 2

O ponto é justamente esse: não faz sentido o hardware da Microsoft oferecer uma experiência pior em alguns momentos, já que o console tem muito mais memória RAM, processador mais parrudo e uma GPU vezes e vezes mais forte.

Os problemas não param aí

De acordo com o Digital Foundry, há outros problemas que a versão de Xbox One X está enfrentando. Uma delas é a texture filtering, que é pior no console da Microsoft. Mas o que isso quer dizer? Basicamente, esse recurso gráfico determina a clareza com que as texturas são renderizadas à distância. Quanto maior o texture filtering, mais nítida as texturas ficam na tela. É como o próprio Digital Foundry diz: a qualidade de imagem não está atrelada apenas à contagem de pixel e há muito mais.

De novo: o que isso significa na prática? Basicamente, mesmo quando o Xbox One X alcança a resolução 4K em Titanfall 2, os objetos ficam mais borrados do que na versão de PlayStation 4 Pro ou na de PC. Em outras palavras, mesmo com resolução maior, a imagem pode ficar mais borrada no video game da Microsoft.

Atualmente, quais são as vantagens no Xbox One X?

Apesar de ter seus problemas, Titanfall 2 não é apenas um compilado de elementos ruins em um port malfeito. De fato, o game tem resoluções maiores que o PlayStation 4 Pro em diversos momentos, tem uma taxa de frames por segundo maior nas cutscenes e traz uma contagem de polígonos maior em alguns elementos.

Esses elementos provam que o Xbox One X tem sim como oferecer uma experiência mais refinada. Afinal, o poder de fogo do console é vezes maior que o dos concorrentes, mas se for mal aproveitado, acaba tendo esses problemas. Vale ressaltar também que é comum encontrar problemas como esse durante o lançamento de um produto, mas teremos que ver o que a Respawn fará a respeito de Titanfall 2.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.