Instagram vai banir postagens que promovam a terapia de conversão

1 min de leitura
Imagem de: Instagram vai banir postagens que promovam a terapia de conversão
Imagem: Unsplash

O Instagram anunciou que não vai mais permitir a postagem e o compartilhamento de conteúdos que promovam a terapia de conversão, prática conhecida por tentar alterar a orientação sexual de um indivíduo à força. A novidade foi divulgada por um porta-voz da rede social em entrevista à CNN, nesta sexta-feira (10).

Desde o início do ano, a plataforma já havia banido os anúncios pagos referentes a este tipo de terapia. E agora, resolveu eliminar também as postagens orgânicas sobre o assunto, depois que usuários do Reino Unido fizeram um pedido a ela, para remover as publicações de uma organização criticada por promover a prática.

Em resposta, o Instagram excluiu algumas postagens do perfil do Core Issues Trust, uma organização religiosa britânica que divulga a terapia de conversão, após revisar suas políticas sobre publicações com discursos de ódio.

Com a proibição, a rede social quer fechar o cerco ao discurso de ódio cada vez mais.Com a proibição, a rede social quer fechar o cerco ao discurso de ódio cada vez mais.Fonte:  Unsplash 

A diretora de políticas públicas do Instagram Tara Hopkins comentou sobre a decisão: "Não permitimos ataques contra pessoas com base em orientação sexual ou identidade de gênero e estamos atualizando nossas políticas para proibir a promoção de serviços de terapia de conversão", disse ela, explicando os motivos para banir as postagens da conta em questão.

Proibição é válida em todo o mundo

De acordo com Hopkins, a proibição para os conteúdos sobre terapia de reorientação sexual vale para todo o mundo. A nova regra faz parte da expansão das políticas globais da empresa pertencente ao Facebook para combater o discurso de ódio.

Além de banir este tipo de postagem, a plataforma vai deixar de recomendar conteúdos relacionados ao tema, incluindo depoimentos sobre a sua eficácia e posts com elogios ou apoio à prática, exceto nos casos que se enquadrem em um contexto legislativo. Os perfis reincidentes poderão ter as contas desativadas.

É válido lembrar que a terapia é desacreditada por diversas instituições científicas e proibida em alguns países, inclusive o Brasil.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.